Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9302
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A educação especial no Brasil.pdf59.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : A educação especial no Brasil: aspectos epistemológicos
Autor(es): Marques, Luciana Pacheco
Martins, Nathalia Toledo
Gonçalves, Rafael Marques
Andrade, Josiane da Silva
Carneiro, Carla Toscano
Resumo: Nosso objetivo foi examinar a articulação lógica entre o problema e a proposição teórico-metodológica das produções na área da Educação Especial,focando os seus pressupostos epistemológicos. Nos fundamentamos nos pressupostos das tendências empírico-analítica,fenomenológica-hermenêutica, crítico-dialética e do paradigma da complexidade. O procedimento adotado foi interpretar todas as dissertações/tesesproduzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Especial do Brasil, que versam sobre Educação Especial, produzidas nosanos de 2001, 2002 e 2003, disponíveis no banco de teses da CAPES. Encontramos as tendências empírica, fenomenológica e dialética. Osequívocos encontrados foram não inserção da pesquisa entre as produções na área; ausência de criticidade; não posicionamento numa determinadaconcepção de educação; construção teórica fundamentada em concepções diferentes; falta de coerência nos pressupostos teórico-metodológicos;não explicitação metodológica; não descrição dos procedimentos éticos; e má elaboração dos resumos. Concluímos pela necessidade da melhoriadas dissertações/teses para que possamos avançar na produção de conhecimento na área da Educação Especial.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9302
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.