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dc.creatorYazbeck, Dalva Carolina de Menezes-
dc.creatorPereira, Monnique de Sousa-
dc.creatorMelo, Vanessa Toni de-
dc.creatorCosta, Kamila Reginaldo-
dc.creatorPerantoni, Roberta-
dc.date.accessioned2019-03-01T16:04:00Z-
dc.date.available2019-03-01-
dc.date.available2019-03-01T16:04:00Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9298-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa estudou a criação, organização e expansão dos primeiros Grupos Escolares de Juiz de Fora (José Rangel e Delfim Moreira),desde 1906 até 1960, como também as políticas Estaduais e as propostas de Reforma de Ensino em âmbito nacional. Neste quadro tornou-seimprescindível a discussão das relações de poder econômico, social e político na esfera municipal e estadual, tendo o município como o microcosmodeste universo.A escolha deste objeto teve por critérios a necessidade de se (re)construir a realidade da História da Educação no município, preenchendo lacunasda historiografia e contribuindo para o levantamento de novos questionamentos. Além disso, veio complementar um trabalho anteriormente realizadoque aponta o desenvolvimento de um projeto de modernização realizado através das instituições culturais, iniciado no final do século XIX, (Yazbeck,2000) no qual coube aos Grupos Escolares uma ação decisiva para a cultura e disciplinamento dos operários.O caminho metodológico desta pesquisa de cunho histórico envolveu a utilização de fontes documentais primárias encontradas no acervo da EscolaEstadual Delfim Moreira, sustentadas pelo referencial teórico de autores da historiografia brasileira. Utilizaram-se também recursos da literatura,Pareceres, Leis e Reformas Educacionais e os jornais locais da época.O trabalho foi dividido em duas etapas. No primeiro momento, o estudo abrange o ano de implantação dos Grupos na cidade, 1906, até 1930. Nessecontexto, surgiram às primeiras reformas educacionais implementadas pelo Estado e a preocupação com a sistematização do ensino básico.Posteriormente deu-se enfoque aos anos após 1930 até 1960, nos quais ocorreram mudanças significativas na conjuntura do país.Estes estudos resultaram na produção de artigos que envolveram desde a criação dos Grupos, até suas práticas escolares, como auditórios,excursões, reuniões de leitura, e a relação família-escola, todos apresentados em Congressos da área. Organizou-se uma exposição, onde a história dos Grupos foi reconstituída, e foi publicado um livro organizado pela Prof.ª Dalva Carolina de MenezesYazbeck, coordenadora e orientadora da pesquisa.A Reforma Estadual de ensino de 1906 que implementou os Grupos Escolares em Minas Gerais marcou uma inovação no campo da educação, comrelação a currículo, métodos, horários e espaço físico. Ao final dos estudos das práticas pedagógicas destes Grupos, conclui-se que estes ofereciamuma ampla educação incentivando os alunos a recitarem poesias, atuarem em teatros, participarem de eventos cívicos, dentre outras modalidadeseducativas. Todavia, a escola desempenhava importante papel civilizatório, exigindo bons comportamentos e cuidados com higiene. Percebeu, ainda,os princípios religiosos da Igreja Católica presentes na instituição. Será publicada na Revista Educação em Foco artigos acadêmicos produzidos pelas integrantes da pesquisa, contendo os resultados finais doreferido estudo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA criação dos grupos escolares: um projeto para uma cidade de vocação industrialpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Appears in Collections:Seminário de Iniciação Científica



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