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Tipo: Artigo de Evento
Título: A criação dos grupos escolares: um projeto para uma cidade de vocação industrial
Autor(es): Yazbeck, Dalva Carolina de Menezes
Pereira, Monnique de Sousa
Melo, Vanessa Toni de
Costa, Kamila Reginaldo
Perantoni, Roberta
Resumo: A presente pesquisa estudou a criação, organização e expansão dos primeiros Grupos Escolares de Juiz de Fora (José Rangel e Delfim Moreira),desde 1906 até 1960, como também as políticas Estaduais e as propostas de Reforma de Ensino em âmbito nacional. Neste quadro tornou-seimprescindível a discussão das relações de poder econômico, social e político na esfera municipal e estadual, tendo o município como o microcosmodeste universo.A escolha deste objeto teve por critérios a necessidade de se (re)construir a realidade da História da Educação no município, preenchendo lacunasda historiografia e contribuindo para o levantamento de novos questionamentos. Além disso, veio complementar um trabalho anteriormente realizadoque aponta o desenvolvimento de um projeto de modernização realizado através das instituições culturais, iniciado no final do século XIX, (Yazbeck,2000) no qual coube aos Grupos Escolares uma ação decisiva para a cultura e disciplinamento dos operários.O caminho metodológico desta pesquisa de cunho histórico envolveu a utilização de fontes documentais primárias encontradas no acervo da EscolaEstadual Delfim Moreira, sustentadas pelo referencial teórico de autores da historiografia brasileira. Utilizaram-se também recursos da literatura,Pareceres, Leis e Reformas Educacionais e os jornais locais da época.O trabalho foi dividido em duas etapas. No primeiro momento, o estudo abrange o ano de implantação dos Grupos na cidade, 1906, até 1930. Nessecontexto, surgiram às primeiras reformas educacionais implementadas pelo Estado e a preocupação com a sistematização do ensino básico.Posteriormente deu-se enfoque aos anos após 1930 até 1960, nos quais ocorreram mudanças significativas na conjuntura do país.Estes estudos resultaram na produção de artigos que envolveram desde a criação dos Grupos, até suas práticas escolares, como auditórios,excursões, reuniões de leitura, e a relação família-escola, todos apresentados em Congressos da área. Organizou-se uma exposição, onde a história dos Grupos foi reconstituída, e foi publicado um livro organizado pela Prof.ª Dalva Carolina de MenezesYazbeck, coordenadora e orientadora da pesquisa.A Reforma Estadual de ensino de 1906 que implementou os Grupos Escolares em Minas Gerais marcou uma inovação no campo da educação, comrelação a currículo, métodos, horários e espaço físico. Ao final dos estudos das práticas pedagógicas destes Grupos, conclui-se que estes ofereciamuma ampla educação incentivando os alunos a recitarem poesias, atuarem em teatros, participarem de eventos cívicos, dentre outras modalidadeseducativas. Todavia, a escola desempenhava importante papel civilizatório, exigindo bons comportamentos e cuidados com higiene. Percebeu, ainda,os princípios religiosos da Igreja Católica presentes na instituição. Será publicada na Revista Educação em Foco artigos acadêmicos produzidos pelas integrantes da pesquisa, contendo os resultados finais doreferido estudo.
Abstract: -
Palavras-chave: -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9298
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Seminário de Iniciação Científica



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