Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9295
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A construção da identidade de consumidor no PROCON.pdf59.77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : A construção da identidade de consumidor no PROCON
Autor(es): Silveira, Sonia Bittencourt
Jorge, Thais Maia
Vieira, Sarah Munck
Siqueira, Izadora da Costa
Lage, Ludmila Meireles
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar as estratégias de categorização utilizadas para a construção da identidade situada de consumidor -reclamante. A contribuição da Análise da Conversa, de base etnometodológica, ao estudo da identidade remonta aos primeiros trabalhos de Sacks(1992), sobre a importância fundamental do uso que se faz dos mecanismos de categorização na linguagem (cf. a expressão cunhada pelo autor“membership categorization devices”), sendo a categoria “identidade” um tipo particular de categorização. Agrupar as pessoas em categorias A, B, C,etc., coloca em cena uma gama de características e atributos associados aos rótulos atribuídos a tais categorias. Por outro lado, as pessoas podemser membros de uma infinidade de categorias, que serão atualizadas, no discurso, via rótulo categórico ou características/atributos associados. Ocorpus analisado corresponde a audiências de conciliação realizadas no PROCON de uma cidade de Minas Gerais. Os dados foram gravados emáudio e transcritos de acordo com as convenções da Análise da Conversa Etnometodológica (SSJ.1974). Focalizamos, neste estudo, as estratégiasde categorização envolvidas na construção da identidade de consumidor pelos participantes das audiências de conciliação no PROCON, examinandoas diversas identidades discursivas que o reclamante torna relevante no curso da interação, através de atividades seqüencialmente organizadas edas estratégias de categorização utilizadas por ele e pelas outras partes, mostrando como esses recursos estão relacionados à construção deidentidades discursivas.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9295
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.