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Tipo: Dissertação
Título: Contos, sonhos e quadrinhos: analisando as questões de mercado e literatura no romance gráfico Sandman, de Neil Gaiman
Autor(es): Alvim de Almeida , Maiara
Primeiro Orientador: Sérgio Ferreira, Rogério de Souza
Membro da banca: Oliveira, Maria Clara Castellões de
Membro da banca: Muanis, Felipe de Castro
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a situação das histórias em quadrinhos, em especial o subgênero romance gráfico, a partir do estudo do caso da obra Sandman, de Neil Gaiman. Investigaremos qual o papel desempenhado por esse obra nas alterações de status pelas quais vêm passando os quadrinhos, situando-a historicamente. Dissertaremos sobre características intrínsecas ao gênero quadrinhos, tais como o uso que faz de imagens e texto para construção de narrativas e discutiremos quais características diferenciariam os romances gráficos dos demais quadrinhos e quais aspectos desse subgênero contribuíram para a identificação dos quadrinhos como uma forma de literatura. Mostraremos como os quadrinhos, também, são um espaço profícuo para o diálogo com as teorias do hipertexto, tal qual colocadas por Landow (1997). Argumentaremos como um romance gráfico seria um hipertexto não eletrônico, ilustrando nosssas considerações com exemplos retirados de Sandman. Discorreremos, também, sobre como Sandman se insere no cânone da literatura internacional através da paródia de obras consagradas, apoiando-nos na teoria da paródia de Linda Hutcheon (1991).
Abstract: This research intends to analyze the state of art in which comics are found nowadays, especially the subgenre known as graphic novel, being Sandman by Neil Gaiman our corpus. We shall investigate the role played by Gaiman‟s graphic novel in the changing of roles experienced by comics in general in the last few decades. We will highlight characteristics of the genre, such as the use of images and text together for the development of narratives, and also discuss which aspects make graphic novels different from other comics. It is also important to identify the aspects that helped to legitimate this subgenre as a literary form. In this study, comics are understood as a fruitful space for dialogue with the hypertext theories, as stated by Landow (1997).We believe that graphic novels can be seen as a non-electronic hypertext, using as an example an analysis of a chapter. Sandman is also seen in relation to its position in the literary canon and the parodies of other well established works, according to Linda Hutcheon‟s parody theory (1991).
Palavras-chave: Romance gráfico
Sandman
Hierarquia cultural
Hipertexto
Paródia
Graphic novel
Sandman
Cultural hierarchy
Hypertext
Parody
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/925
Data do documento: 3-Mai-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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