Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9257
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Engajamento interativo no curso de Física I da UFJF.pdf72.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Engajamento interativo no curso de Física I da UFJF
Título(s) alternativo(s): Interactive engagement in Introductory Physics at UFJF
Autor(es): Barros, J. Acacio de
Remold, Julie
Silva, Glauco S.F. da
Tagliati, José Roberto
Resumo: Neste trabalho descrevemos uma série de modificações no ensino de Física I para alunos do curso de Física da UFJF. Estas modificações introduziram um ambiente de engajamento interativo. Analisamos o sucesso do método aplicando o Force Concept Inventory e mostramos uma melhora do desempenho dos alunos, se comparados aos desempenhos típicos dos alunos em métodos convencionais.
Abstract: In this paper we describe a series of changes to the teaching method of an undergraduate introductory physics course for physics majors at the Federal University of Juiz de Fora. The aim of the method is to foster interactive engagement. We analyze the effectiveness of instruction by measuring the normalized gain g for the Force Concept Inventory and compare it to previous semesters. We show an increase in g compared to traditional teaching methods.
Palavras-chave: Engajamento interativo
Aprendizado colaborativo
Instrução por pares
Metacognição
Interactive engajement
Collaborative learning
Peer instruction
Metacognition
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9257
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.