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dc.contributor.advisor1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236667Z0pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Juliana de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4224017P4pt_BR
dc.creatorMartins, Magno Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486708P8pt_BR
dc.date.accessioned2019-02-26T12:48:12Z-
dc.date.available2019-02-26-
dc.date.available2019-02-26T12:48:12Z-
dc.date.issued2018-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9227-
dc.description.abstractThe present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case presented here discusses the difficulties and challenges of the Tutoring Network of the Formação pela Escola program in Rondônia in 10 years of execution. We delimit the following guiding question: what are the difficulties associated with the Network of Tutoring the Formação pela Escola of Rondônia to implement the program in the municipal sphere? The objectives defined for this study are: (1) to analyze the factors that hamper the activities of tutors in the execution of training in the municipalities of Rondônia and (2) to propose actions that minimize these difficulties. We assume as hypotheses the technical, pedagogical and political difficulties, caused mainly by the burden of attributions, the complexity of the modality of distance education, and the political character of the position faced with the challenge of promoting democratic management in its locality. We use as methodology: the documentary research, the first phase of the work, carried out in the information system of the program, on statistical data and legislation; and application of questionnaires and interviews, respectively, to tutors and multipliers, who are actors that can elucidate questions about the purpose of this research. The relevance of the research is given in the measure that evaluates the operation of a Tutoring Network and the result of the research may be valid for other continuing education courses that operate in the E-learning mode. As a theoretical reference for this research we have the scholars: Batista (2016), Pires (2017), França (2017) and Belloni (2002), among others, on E-learning; and Paro (1992), Dallari (1984), Dourado (2006) and Oliveira (2014) on Education Financing, Democratic Management, Social Control; in addition to Preti, Paz and Lino (2013), Castro (2013) and the legislation for the implementation and operation of the Formação pela Escola program in the states and municipalities.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão aqui apresentado discute as dificuldades e os desafios da Rede de Tutoria do programa Formação pela Escola em Rondônia em 10 anos de execução. Delimitamos a seguinte questão norteadora: quais as dificuldades associadas à Rede de Tutoria do Formação pela Escola de Rondônia para execução do programa na esfera municipal? Os objetivos definidos para este estudo são: (1) analisar os fatores que dificultam as atividades dos tutores na execução da formação nos municípios de Rondônia e (2) propor ações que minimizem essas dificuldades. Assumimos como hipóteses as dificuldades técnicas, pedagógicas e políticas, ocasionadas principalmente pela carga de atribuições, a complexidade da modalidade de educação a distância, e o caráter político do cargo diante do desafio de promover a gestão democrática em sua localidade. Utilizamos como metodologia: a pesquisa documental, a primeira fase do trabalho, realizada no sistema de informação do programa, sobre os dados estatísticos e legislação; e aplicação de questionários e entrevistas, respectivamente, aos tutores e multiplicadores, que são atores que podem elucidar questões sobre o objetivo desta pesquisa. A relevância da pesquisa se dá na medida em que se avalia o funcionamento de uma Rede de Tutoria e o resultado da pesquisa pode ser válido para outros cursos de formação continuada que funcionam na modalidade EaD. Como referencial teórico para essa pesquisa temos os estudiosos: Batista (2016), Pires (2017), França (2017) e Belloni (2002), entre outros, sobre Educação a Distância; e Paro (1992), Dallari (1984), Dourado (2006) e Oliveira (2014) sobre Financiamento da Educação, Gestão Democrática e Controle Social; além de Preti, Paz e Lino (2013), Castro (2013) e a legislação de implementação e funcionamento do programa Formação pela Escola nos estados e municípios.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectFinanciamento da educaçãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectE-learningpt_BR
dc.subjectTutoringpt_BR
dc.subjectEducation financingpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectSocial Controlpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title10 anos do Programa Formação pela Escola em Rondônia: dificuldades e desafios da rede de tutoriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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