Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9227
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
magnocarvalhomartins.pdf4.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: 10 anos do Programa Formação pela Escola em Rondônia: dificuldades e desafios da rede de tutoria
Author: Martins, Magno Carvalho
First Advisor: Santos, Ilka Schapper
Referee Member: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Referee Member: Barros, Juliana de Carvalho
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão aqui apresentado discute as dificuldades e os desafios da Rede de Tutoria do programa Formação pela Escola em Rondônia em 10 anos de execução. Delimitamos a seguinte questão norteadora: quais as dificuldades associadas à Rede de Tutoria do Formação pela Escola de Rondônia para execução do programa na esfera municipal? Os objetivos definidos para este estudo são: (1) analisar os fatores que dificultam as atividades dos tutores na execução da formação nos municípios de Rondônia e (2) propor ações que minimizem essas dificuldades. Assumimos como hipóteses as dificuldades técnicas, pedagógicas e políticas, ocasionadas principalmente pela carga de atribuições, a complexidade da modalidade de educação a distância, e o caráter político do cargo diante do desafio de promover a gestão democrática em sua localidade. Utilizamos como metodologia: a pesquisa documental, a primeira fase do trabalho, realizada no sistema de informação do programa, sobre os dados estatísticos e legislação; e aplicação de questionários e entrevistas, respectivamente, aos tutores e multiplicadores, que são atores que podem elucidar questões sobre o objetivo desta pesquisa. A relevância da pesquisa se dá na medida em que se avalia o funcionamento de uma Rede de Tutoria e o resultado da pesquisa pode ser válido para outros cursos de formação continuada que funcionam na modalidade EaD. Como referencial teórico para essa pesquisa temos os estudiosos: Batista (2016), Pires (2017), França (2017) e Belloni (2002), entre outros, sobre Educação a Distância; e Paro (1992), Dallari (1984), Dourado (2006) e Oliveira (2014) sobre Financiamento da Educação, Gestão Democrática e Controle Social; além de Preti, Paz e Lino (2013), Castro (2013) e a legislação de implementação e funcionamento do programa Formação pela Escola nos estados e municípios.
Abstract: The present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case presented here discusses the difficulties and challenges of the Tutoring Network of the Formação pela Escola program in Rondônia in 10 years of execution. We delimit the following guiding question: what are the difficulties associated with the Network of Tutoring the Formação pela Escola of Rondônia to implement the program in the municipal sphere? The objectives defined for this study are: (1) to analyze the factors that hamper the activities of tutors in the execution of training in the municipalities of Rondônia and (2) to propose actions that minimize these difficulties. We assume as hypotheses the technical, pedagogical and political difficulties, caused mainly by the burden of attributions, the complexity of the modality of distance education, and the political character of the position faced with the challenge of promoting democratic management in its locality. We use as methodology: the documentary research, the first phase of the work, carried out in the information system of the program, on statistical data and legislation; and application of questionnaires and interviews, respectively, to tutors and multipliers, who are actors that can elucidate questions about the purpose of this research. The relevance of the research is given in the measure that evaluates the operation of a Tutoring Network and the result of the research may be valid for other continuing education courses that operate in the E-learning mode. As a theoretical reference for this research we have the scholars: Batista (2016), Pires (2017), França (2017) and Belloni (2002), among others, on E-learning; and Paro (1992), Dallari (1984), Dourado (2006) and Oliveira (2014) on Education Financing, Democratic Management, Social Control; in addition to Preti, Paz and Lino (2013), Castro (2013) and the legislation for the implementation and operation of the Formação pela Escola program in the states and municipalities.
Keywords: Educação a distância
Tutoria
Financiamento da educação
Participação
Controle social
E-learning
Tutoring
Education financing
Participation
Social Control
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9227
Issue Date: 21-Dec-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.