https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9095
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Utilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócio-econômicos.pdf | 923.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Tufi Machado | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T11:57:19Z | - |
dc.date.available | 2019-02-18 | - |
dc.date.available | 2019-02-22T11:57:19Z | - |
dc.date.issued | 2005-04 | - |
dc.citation.volume | 25 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 83 | pt_BR |
dc.citation.epage | 112 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382005000100006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9095 | - |
dc.description.abstract | In Brasil, the Item Response Theory (IRT) has been used on the production of the pupil's proficience in large scale assessment. However, its different kinds of models may be used to build others indices as is the case of socio-economic status index. This study presents and compares some techniques based on IRT that can lead to these indices. As a case study, the socio-economic index of the pupil's family, who have participated of the SIMAVE-2002 – assessment program of the Minas Gerais State, is produced. In addition, it is given some suggestions and guidelines for future socio-economic status index that will be produced in SIMAVE. | pt_BR |
dc.description.resumo | No Brasil a Teoria da Resposta ao Item (TRI) tem sido empregada principalmente na produção de índices de proficiência para alunos que respondem a testes de avaliação educacional em larga escala. No entanto, seus diferentes modelos permitem construir indicadores com as mais variadas finalidades, e este é o caso dos indicadores de condição sócio-econômica. Este estudo apresenta e compara algumas técnicas empregadas para a produção de indicadores da condição sócio-econômica, tendo como base modelos da teoria da resposta ao item. Como estudo de caso utiliza-se a produção de índices do padrão de vida das famílias dos alunos que participaram do SIMAVE/PROEB (2002) – Programa de Avaliação Educacional do Estado de Minas Gerais. Adicionalmente, o trabalho fornece sugestões para a continuidade da produção de indicadores sócio-econômicos dentro do âmbito do SIMAVE. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Pesquisa Operacional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria da resposta ao item | pt_BR |
dc.subject | Modelo para respostas graduadas | pt_BR |
dc.subject | Indicadores da condição sócio-econômica | pt_BR |
dc.subject | Item response theory | pt_BR |
dc.subject | Multidimensional model | pt_BR |
dc.subject | Socio-economic status | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Utilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócio-econômicos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.