Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9095
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Utilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócio-econômicos.pdf923.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Tufi Machado-
dc.date.accessioned2019-02-22T11:57:19Z-
dc.date.available2019-02-18-
dc.date.available2019-02-22T11:57:19Z-
dc.date.issued2005-04-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage83pt_BR
dc.citation.epage112pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382005000100006pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9095-
dc.description.abstractIn Brasil, the Item Response Theory (IRT) has been used on the production of the pupil's proficience in large scale assessment. However, its different kinds of models may be used to build others indices as is the case of socio-economic status index. This study presents and compares some techniques based on IRT that can lead to these indices. As a case study, the socio-economic index of the pupil's family, who have participated of the SIMAVE-2002 – assessment program of the Minas Gerais State, is produced. In addition, it is given some suggestions and guidelines for future socio-economic status index that will be produced in SIMAVE.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil a Teoria da Resposta ao Item (TRI) tem sido empregada principalmente na produção de índices de proficiência para alunos que respondem a testes de avaliação educacional em larga escala. No entanto, seus diferentes modelos permitem construir indicadores com as mais variadas finalidades, e este é o caso dos indicadores de condição sócio-econômica. Este estudo apresenta e compara algumas técnicas empregadas para a produção de indicadores da condição sócio-econômica, tendo como base modelos da teoria da resposta ao item. Como estudo de caso utiliza-se a produção de índices do padrão de vida das famílias dos alunos que participaram do SIMAVE/PROEB (2002) – Programa de Avaliação Educacional do Estado de Minas Gerais. Adicionalmente, o trabalho fornece sugestões para a continuidade da produção de indicadores sócio-econômicos dentro do âmbito do SIMAVE.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPesquisa Operacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da resposta ao itempt_BR
dc.subjectModelo para respostas graduadaspt_BR
dc.subjectIndicadores da condição sócio-econômicapt_BR
dc.subjectItem response theorypt_BR
dc.subjectMultidimensional modelpt_BR
dc.subjectSocio-economic statuspt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleUtilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócio-econômicospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.