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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Utilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócio-econômicos
Autor(es): Soares, Tufi Machado
Resumo: No Brasil a Teoria da Resposta ao Item (TRI) tem sido empregada principalmente na produção de índices de proficiência para alunos que respondem a testes de avaliação educacional em larga escala. No entanto, seus diferentes modelos permitem construir indicadores com as mais variadas finalidades, e este é o caso dos indicadores de condição sócio-econômica. Este estudo apresenta e compara algumas técnicas empregadas para a produção de indicadores da condição sócio-econômica, tendo como base modelos da teoria da resposta ao item. Como estudo de caso utiliza-se a produção de índices do padrão de vida das famílias dos alunos que participaram do SIMAVE/PROEB (2002) – Programa de Avaliação Educacional do Estado de Minas Gerais. Adicionalmente, o trabalho fornece sugestões para a continuidade da produção de indicadores sócio-econômicos dentro do âmbito do SIMAVE.
Abstract: In Brasil, the Item Response Theory (IRT) has been used on the production of the pupil's proficience in large scale assessment. However, its different kinds of models may be used to build others indices as is the case of socio-economic status index. This study presents and compares some techniques based on IRT that can lead to these indices. As a case study, the socio-economic index of the pupil's family, who have participated of the SIMAVE-2002 – assessment program of the Minas Gerais State, is produced. In addition, it is given some suggestions and guidelines for future socio-economic status index that will be produced in SIMAVE.
Palavras-chave: Teoria da resposta ao item
Modelo para respostas graduadas
Indicadores da condição sócio-econômica
Item response theory
Multidimensional model
Socio-economic status
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382005000100006
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9095
Data do documento: Abr-2005
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