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Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série.pdf351.59 kBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorSoares, Tufi Machado-
dc.date.accessioned2019-02-15T16:13:22Z-
dc.date.available2019-02-15-
dc.date.available2019-02-15T16:13:22Z-
dc.date.issued2005-08-
dc.citation.issue29pt_BR
dc.citation.spage73pt_BR
dc.citation.epage88pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782005000200007pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9050-
dc.description.abstractIn this paper, three-level hierarchical regression models (the first level represents the students; the second level, the classrooms; and the third level, the schools) are produced to explain levels of proficiency achieved in the Portuguese language assessment of the PROEB/SIMAVE-2002 – the Minas Gerais State Programme for the Assessment of Elementary Education, by students in the 4th year of elementary school. Results show that there is large variability explained by classroom differences, reasonable variability explained by school differences, and enormous variability explained by student differences. When the variables studied are introduced in the models, a substantial portion of the total variability is explained.pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, modelos de regressão em três níveis hierárquicos (alunos, turmas e escolas) são construídos para explicar a proficiência dos alunos da 4ª série do ensino fundamental, alcançada na avaliação de língua portuguesa do Programa Mineiro de Avaliação da Educação Básica (PROEB/SIMAVE-2002). Mostra-se que existe grande variabilidade explicada pelas diferenças entre as turmas, razoável variabilidade explicada pelas diferenças entre as escolas, além da enorme variabilidade explicada pelas diferenças entre os alunos. Encontrou-se, por meio da introdução das variáveis estudadas nos modelos, explicação para substancial parcela da variabilidade total.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacional em larga escalapt_BR
dc.subjectModelos hierárquicos de regressãopt_BR
dc.subjectModelos de três níveis hierárquicospt_BR
dc.subjectPartição da variabilidade totalpt_BR
dc.subjectLarge scale educational assessmentpt_BR
dc.subjectHierarchical models of regressionpt_BR
dc.subjectThree-level hierarchical modelspt_BR
dc.subjectPartition of total variabilitypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleModelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002pt_BR
dc.title.alternativeThree-level hierarchical regression model for the proficiency in Portuguese language of students from the 4th year of elementary school evaluated by SIMAVE/PROEB-2002pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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