https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9050
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série.pdf | 351.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Periódico |
Título : | Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002 |
Otros títulos : | Three-level hierarchical regression model for the proficiency in Portuguese language of students from the 4th year of elementary school evaluated by SIMAVE/PROEB-2002 |
Autor(es): | Soares, Tufi Machado |
Resumo: | Neste estudo, modelos de regressão em três níveis hierárquicos (alunos, turmas e escolas) são construídos para explicar a proficiência dos alunos da 4ª série do ensino fundamental, alcançada na avaliação de língua portuguesa do Programa Mineiro de Avaliação da Educação Básica (PROEB/SIMAVE-2002). Mostra-se que existe grande variabilidade explicada pelas diferenças entre as turmas, razoável variabilidade explicada pelas diferenças entre as escolas, além da enorme variabilidade explicada pelas diferenças entre os alunos. Encontrou-se, por meio da introdução das variáveis estudadas nos modelos, explicação para substancial parcela da variabilidade total. |
Resumen : | In this paper, three-level hierarchical regression models (the first level represents the students; the second level, the classrooms; and the third level, the schools) are produced to explain levels of proficiency achieved in the Portuguese language assessment of the PROEB/SIMAVE-2002 – the Minas Gerais State Programme for the Assessment of Elementary Education, by students in the 4th year of elementary school. Results show that there is large variability explained by classroom differences, reasonable variability explained by school differences, and enormous variability explained by student differences. When the variables studied are introduced in the models, a substantial portion of the total variability is explained. |
Palabras clave : | Avaliação educacional em larga escala Modelos hierárquicos de regressão Modelos de três níveis hierárquicos Partição da variabilidade total Large scale educational assessment Hierarchical models of regression Three-level hierarchical models Partition of total variability |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | - |
Sigla de la Instituición: | - |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782005000200007 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9050 |
Fecha de publicación : | ago-2005 |
Aparece en las colecciones: | Artigos de Periódicos |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.