https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8981
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Histórias infantis.pdf | 325.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Histórias infantis: um recurso para a compreensão dos estados mentais |
Título(s) alternativo(s): | Children's storybooks: a resource to the understanding of mental states |
Autor(es): | Rodrigues, Marisa Cosenza Rubac, Jacqueline Silva |
Resumo: | Este estudo examinou uma amostra de 100 livros de histórias infantis nacionais para crianças pré-escolares de quatro a seis anos de idade quanto à ocorrência de termos/expressões referentes a estados mentais a partir de três eixos de análise: via palavras e expressões no texto; via figuras; e via presença de ironia e crença falsa na narrativa. A análise dos termos mentais foi realizada por um grupo de três avaliadores. Foi encontrado que 92% dos livros analisados apresentavam termos denotando estados mentais, 12% apresentavam ironia situacional, 11% continham crença falsa e que as figuras representavam o estado mental expresso no texto. Os resultados sugerem que os livros infantis nacionais podem ser utilizados como recurso para promover o desenvolvimento sociocognitivo das crianças. |
Abstract: | This study examined a sample of 100 national children's storybooks directed to pre-school children aged four to six years to identify words/utterances that denote mental states according to three views of analysis: via words and expressions in the text; via the pictures; and via presence of irony or false beliefs in the narrative. The analysis of mental words was realized by a group of tree people. It was found that 92% of the analyzed books contained internal state language, 12% contained situational irony, 11% contained false belief and the pictures represented the mental state concepts expressed in the text. The results point out that the national children's storybooks can be used as a resource to promote socio-cognitive development of clildren. |
Palavras-chave: | Teoria da mente Histórias infantis Estados mentais Theory of mind Children´s storybooks Mental states |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | - |
Sigla da Instituição: | - |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2008000100004 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8981 |
Data do documento: | Abr-2008 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.