https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8930
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Historiografia e significação histórica em Fernando de Azevedo.pdf | 168.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Marlos Bessa Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T11:16:51Z | - |
dc.date.available | 2019-02-12 | - |
dc.date.available | 2019-02-13T11:16:51Z | - |
dc.date.issued | 2008-08 | - |
dc.citation.volume | 13 | pt_BR |
dc.citation.issue | 38 | pt_BR |
dc.citation.spage | 265 | pt_BR |
dc.citation.epage | 410 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782008000200006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8930 | - |
dc.description.abstract | We seek to investigate the historical reasons, related to events and concepts, which made Fernando de Azevedo, in his work A cultura brasileira, defend strongly the educational reforms implemented by the New State Regime, largely contradicting those views held in the first half of 1930´s, particularly in "Manifesto dos Pioneiros" (The Pioneers' Manifesto). Secondly, our purpose is to understand this paradox. The method initially involves an exercise of hermeneutics on the author's textuality in the work in question, seeking to understand what raised his enthusiasm for such reforms, which, from today's viewpoint, seem unreasonable. In order to compare the author's points of view, we focus on three aspects: 1) the role played by the State in the educational systems; 2) the issue of the nationalization of education; 3) the views on professional education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Buscou-se investigar as razões históricas relativas aos eventos e aos conceitos que levaram Fernando de Azevedo, em sua obra A cultura brasileira, a posicionar-se em defesa das reformas educacionais implementadas pelo Estado Novo, em grande medida em contraposição a formulações defendidas na primeira metade dos anos de 1930, especialmente no Manifesto dos Pioneiros. Num segundo momento, procurou-se entender o porquê do paradoxo entre esses dois momentos. O método, inicialmente, foi desenvolver um exercício de hermenêutica sobre a textualidade do autor naquela obra, querendo compreender o que o leva a um entusiasmo com aquelas reformas que, aos olhos de hoje, nos parece despropositado. Para estabelecer o confronto entre pontos de vista do próprio autor, trabalhou-se sobre três aspectos: 1) o papel da União nos sistemas de ensino; 2) a questão da nacionalização da educação; 3) a visão de ensino profissional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Moderno e tradicional | pt_BR |
dc.subject | Sentido de existência | pt_BR |
dc.subject | Historiografia das idéias | pt_BR |
dc.subject | Modern and traditional | pt_BR |
dc.subject | Sense of existence | pt_BR |
dc.subject | Historiography of ideas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Historiografia e significação histórica em Fernando de Azevedo | pt_BR |
dc.title.alternative | Historiography and historical significance in Fernando de Azevedo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.