https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8857
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ludovycojoseviolmoras.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bernardes, Clinger Cleir Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751202Y9 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mata, Jhonatan Alves Pereira | - |
dc.creator | Moras, Ludovyco José Viol | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T18:57:00Z | - |
dc.date.available | 2019-01-04 | - |
dc.date.available | 2019-01-28T18:57:00Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8857 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo expor o problema filosófico “Fé e Razão” a partir de uma perspectiva midiática. Para tanto, o trabalho está dividido em três partes. A primeira parte aborda os conceitos e as relações entre “fé e razão ou fé vs razão” nos pensamentos dos filósofos representantes da Escolástica e dos filósofos Nicolau de Cusa e Immanuel Kant. Esses pensadores apontam tanto para a integração entre a fé e a razão, como uma busca da verdade revelada, quanto propõem serem dois conceitos de naturezas distintas, sendo a razão do âmbito do conhecimento e a fé pertencendo ao domínio do não cognoscível. A segunda parte do trabalho traz um referencial teórico referente as mídias e a educação, demonstrando a importância do uso dos recursos hipermidiáticos na pesquisa realizada. A utilização do Google Forms e do registro fotográfico feito pelos alunos representou o uso de suportes midiáticos, apresentando um grande potencial de uso em sala de aula. A terceira e última parte do trabalho consta de uma pesquisa feita com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Barbacena, Minas Gerais. O conteúdo da pesquisa refere-se ao problema “fé e razão” e foi realizada a partir do preenchimento de um questionário no Google Forms. Os resultados do questionário estão dispostos no trabalho como um meio de analisar como os alunos entendem a relação entre fé e razão. Por fim, foi realizado também 4 entrevistas sobre o tema e a exposição dos registros fotográficos feitos pelos alunos a partir do problema proposto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | - | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Mídias | pt_BR |
dc.subject | Google Forms | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Fé e razão ou fé vs razão? Percepções filosóficas a partir de atividades midiáticas | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Mídias na Educação |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.