Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8857
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ludovycojoseviolmoras.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bernardes, Clinger Cleir Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751202Y9pt_BR
dc.contributor.referee1Mata, Jhonatan Alves Pereira-
dc.creatorMoras, Ludovyco José Viol-
dc.date.accessioned2019-01-28T18:57:00Z-
dc.date.available2019-01-04-
dc.date.available2019-01-28T18:57:00Z-
dc.date.issued2018-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8857-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo expor o problema filosófico “Fé e Razão” a partir de uma perspectiva midiática. Para tanto, o trabalho está dividido em três partes. A primeira parte aborda os conceitos e as relações entre “fé e razão ou fé vs razão” nos pensamentos dos filósofos representantes da Escolástica e dos filósofos Nicolau de Cusa e Immanuel Kant. Esses pensadores apontam tanto para a integração entre a fé e a razão, como uma busca da verdade revelada, quanto propõem serem dois conceitos de naturezas distintas, sendo a razão do âmbito do conhecimento e a fé pertencendo ao domínio do não cognoscível. A segunda parte do trabalho traz um referencial teórico referente as mídias e a educação, demonstrando a importância do uso dos recursos hipermidiáticos na pesquisa realizada. A utilização do Google Forms e do registro fotográfico feito pelos alunos representou o uso de suportes midiáticos, apresentando um grande potencial de uso em sala de aula. A terceira e última parte do trabalho consta de uma pesquisa feita com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Barbacena, Minas Gerais. O conteúdo da pesquisa refere-se ao problema “fé e razão” e foi realizada a partir do preenchimento de um questionário no Google Forms. Os resultados do questionário estão dispostos no trabalho como um meio de analisar como os alunos entendem a relação entre fé e razão. Por fim, foi realizado também 4 entrevistas sobre o tema e a exposição dos registros fotográficos feitos pelos alunos a partir do problema proposto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartof-pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectGoogle Formspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFé e razão ou fé vs razão? Percepções filosóficas a partir de atividades midiáticaspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
Appears in Collections:Especialização em Mídias na Educação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.