Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8855
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mairaferreirasantana.pdf453.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Gêneros digitais e TICs: os cursos de formação em Letras têm preparado os futuros professores para trabalhar com estas ferramentas de ensino?
Autor(es): Sant’Ana, Maíra Ferreira
Primeiro Orientador: Umbelino, Tâmara Lis Reis
Co-orientador: Mattos, Ana Carolina Guedes
Resumo: No atual contexto social nota-se a profusão das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e, consequentemente, dos gêneros digitais, ocasionando mudanças nas práticas sociais e discursivas. A partir disso, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se os sujeitos graduandos e graduados no curso de Letras possuem conhecimento sobre os gêneros digitais e se sentem preparados para trabalhar com as TICs em sala de aula, ou seja, se os cursos de formação de professores têm preparado estes (futuros) profissionais para formar cidadãos capazes de interagir plenamente na sociedade. A maioria dos participantes da pesquisa alegou ter conhecimento sobre os gêneros em questão, contudo, grande parte afirma que a habilidade foi adquirida fora do ambiente de formação acadêmica, fato que ocasiona uma insegurança se estes profissionais realmente fazem/farão o uso adequado destas novas tecnologias em sala de aula, enquanto educadores, explorando, de fato, seu potencial pedagógico ou o que impera é um uso intuitivo e superficial.
Abstract: In the current social context we notice the profusion of the new Information and Communication Technologies (ICTs) and, consequently, of the digital genres, causing changes in social and discursive practices. From this, this research aims to verify if the undergraduate and graduate people in Linguistics course have knowledge about the digital genres and if they feel prepared to work with the ICTs in the classroom, that is, if teachers training courses have prepared these (future) professionals to form citizens able to interact in society. Most of the participants affirmed to have knowledge about the genres, however, much of it claims that the skill was acquired outside the academic training environment, which leads to insecurity if these professionals actually make/use these new technologies in the classroom, as educators, exploring, in fact, their pedagogical potential or in an intuitive and superficial use.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Gêneros digitais
Cursos de formação de professores
Information and Communication Technologies (ICTs)
Digital genres
Teacher training courses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8855
Data do documento: 18-Ago-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Mídias na Educação



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.