https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8786| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| carlasilvamachado.pdf | 320.98 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open  | 
| Type: | Relatório de Pesquisa | 
| Title: | Hipertexto, literatura e tecnologias digitais: possibilidades pedagógicas na formação do leitor contemporâneo | 
| Author: | Machado, Carla Silva | 
| First Advisor: | Pereira, Carlos Eduardo Klimick | 
| Referee Member: | Ferreira, Josiane Salles da Silva | 
| Resumo: | O presente trabalho trata das relações entre literatura, hipertexto e tecnologias digitais. Foi desenvolvido a partir das disciplinas do curso de especialização Mídias na Educação e da vivência da autora como professora de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Além de tratar das relações entre literatura e hipertexto, o trabalho apresenta o conceito de literacia digital e trata dos leitores contemporâneos também como produtores de textos. Nesta perspectiva, conforme Canclini (2008), o leitor da atualidade é um leitor ativo, pois cria narrativas a partir das leituras que faz. O texto apresenta duas propostas de trabalho a serem desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou do Ensino Médio a partir da ideia de que a literatura da atualidade vai além da leitura de livros e está em inúmeras ferramentas digitais, o que permite uma maior relação entre leitor e texto, além de uma maior autonomia na escolha dos textos. As atividades propostas podem ser adaptadas à realidade de cada escola, mas o importante é manter a ideia de que a escrita está vinculada a determinado tempo e lugar e, ainda, de que é necessário trabalharmos com textos (tanto os escritos quanto os visuais) a partir da realidade e do gosto do aluno, para assim motivá-los na participação das atividades. A partir das atividades desenvolvidas, propõe-se em conjunto com os alunos o uso de dois aplicativos, quais sejam: Photofunia e Stayfilm, além da criação de um blog para armazenar a produção de materiais desenvolvidos durante o projeto e o uso de links das comunidades literárias presentes na Rede social Facebook. | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | Hipertexto Literatura Literacia digital  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Access Type: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8786 | 
| Issue Date: | 18-Aug-2018 | 
| Appears in Collections: | Especialização em Mídias na Educação | 
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
		
					