Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8785
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arlindotolentinodefreitas.pdf569.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Games e gamificação na educação: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Freitas, Arlindo Tolentino de
Primeiro Orientador: Bernardes, Clinger Cleir Silva
Co-orientador: Mattos, Ana Carolina Guedes
Membro da banca: Candian, Elisiana Frizzoni
Resumo: Este artigo faz uma análise de trabalhos bibliográficos publicados sobre o uso de games e da gamificação como uma proposta pedagógica que visa facilitar o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. Neste aspecto games (jogos) são entendidos como uma parte da atividade humana que se baseia em um lugar de simulação, de desenvolvimento de estratégia e de habilidades onde os riscos da atividade real são evitados através deste ambiente construído (ROMERO, p. 63). Já as estratégias de gamificação são concebidas como a aplicação da estrutura utilizada nos games e sua consequente adaptação e modificação para que possa ser aplicada na educação formal escolar. Através desta revisão bibliográfica, busco explorar os casos aplicados empiricamente e avaliar os resultados efetivos de sua aplicação no contexto da sala de aula, além de avaliar a metodologia utilizada.
Abstract: -
Palavras-chave: Educação
Games
Gamificação
Revisão bibliográfica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8785
Data do documento: 18-Ago-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Mídias na Educação



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.