Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8785
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arlindotolentinodefreitas.pdf569.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Relatório de Pesquisa
Título : Games e gamificação na educação: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Freitas, Arlindo Tolentino de
Orientador: Bernardes, Clinger Cleir Silva
Co-orientador: Mattos, Ana Carolina Guedes
Miembros Examinadores: Candian, Elisiana Frizzoni
Resumo: Este artigo faz uma análise de trabalhos bibliográficos publicados sobre o uso de games e da gamificação como uma proposta pedagógica que visa facilitar o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. Neste aspecto games (jogos) são entendidos como uma parte da atividade humana que se baseia em um lugar de simulação, de desenvolvimento de estratégia e de habilidades onde os riscos da atividade real são evitados através deste ambiente construído (ROMERO, p. 63). Já as estratégias de gamificação são concebidas como a aplicação da estrutura utilizada nos games e sua consequente adaptação e modificação para que possa ser aplicada na educação formal escolar. Através desta revisão bibliográfica, busco explorar os casos aplicados empiricamente e avaliar os resultados efetivos de sua aplicação no contexto da sala de aula, além de avaliar a metodologia utilizada.
Resumen : -
Palabras clave : Educação
Games
Gamificação
Revisão bibliográfica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8785
Fecha de publicación : 18-ago-2018
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídias na Educação



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.