Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8785
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arlindotolentinodefreitas.pdf569.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Relatório de Pesquisa
Title: Games e gamificação na educação: uma revisão bibliográfica
Author: Freitas, Arlindo Tolentino de
First Advisor: Bernardes, Clinger Cleir Silva
Co-Advisor: Mattos, Ana Carolina Guedes
Referee Member: Candian, Elisiana Frizzoni
Resumo: Este artigo faz uma análise de trabalhos bibliográficos publicados sobre o uso de games e da gamificação como uma proposta pedagógica que visa facilitar o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. Neste aspecto games (jogos) são entendidos como uma parte da atividade humana que se baseia em um lugar de simulação, de desenvolvimento de estratégia e de habilidades onde os riscos da atividade real são evitados através deste ambiente construído (ROMERO, p. 63). Já as estratégias de gamificação são concebidas como a aplicação da estrutura utilizada nos games e sua consequente adaptação e modificação para que possa ser aplicada na educação formal escolar. Através desta revisão bibliográfica, busco explorar os casos aplicados empiricamente e avaliar os resultados efetivos de sua aplicação no contexto da sala de aula, além de avaliar a metodologia utilizada.
Abstract: -
Keywords: Educação
Games
Gamificação
Revisão bibliográfica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8785
Issue Date: 18-Aug-2018
Appears in Collections:Especialização em Mídias na Educação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.