Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8680
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Deficiência mental e inclusão escolar.pdf71.29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Periódico
Título : Deficiência mental e inclusão escolar: produção científica em Educação e Psicologia
Otros títulos : Intellectual disabilities and school inclusion: scientific production in Education and Psychology
Autor(es): Barbosa, Altemir José Gonçalves
Moreira, Priscila de Souza
Resumo: Para efetuar uma análise metacientífica nas áreas de Educação e Psicologia sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental, analisaram-se 103 resumos de artigos indexados nas bases de dados ERIC e PSYCInfo. Constatou-se que 40,48% dos 42 periódicos tabulados concentram 75,75% dos resumos e que 61,17% da produção científica está indexada principalmente na ERIC. Prevalecem artigos com autoria múltipla e que relatam pesquisas que tendem a ser descritivas com delineamento correlacional. O tema estratégias para a inclusão escolar foi o mais freqüente. Foram encontradas diferenças significantes entre as duas bases de dados somente nos casos do ano de publicação e dos periódicos que publicam artigos com o tema-alvo. Os resultados evidenciam que a produção científica sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental é bastante escassa e que, enquanto tema psicoeducacional, tem recebido mais atenção na área de Educação.
Resumen : In order to conduct a meta-scientific analysis in the fields of education and educational psychology about the inclusion of people with intellectual disabilities, 103 abstracts of articles indexed in the ERIC and PSYCInfo databases were analyzed. Results showed that 40.48% of the 42 tabulated journals concentrate 75.75% of the abstracts and that 61.17% of the scientific production is indexed mainly in ERIC. The articles that predominate are those with multiple authors that report research that tends to be descriptive with a correlation design. The theme 'strategies for school inclusion' was the most prevalent. Significant differences were found between the two databases only as to the year of publication and the journals that publish articles on the targeted theme. The results show that scientific production on school inclusion of people with intellectual disabilities is quite low and has received more attention in the field of Education as a psycho-educational theme.
Palabras clave : Educação especial
Deficiência mental
Educação inclusiva
Produção científica
Special education
Intellectual disabilities
Inclusive education
Scientific production
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382009000200011
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8680
Fecha de publicación : may-2009
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.