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dc.creatorSoares, Tufi Machado-
dc.creatorFerrão, Maria Eugénia-
dc.creatorMarques, Cláudio de Albuquerque-
dc.date.accessioned2019-01-22T10:13:56Z-
dc.date.available2019-01-15-
dc.date.available2019-01-22T10:13:56Z-
dc.date.issued2011-
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issue73pt_BR
dc.citation.spage841pt_BR
dc.citation.epage860pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000500007pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8595-
dc.description.abstractDespite the great achievements recorded in Brazilian Education in recent decades, the Brazilian system still has structured characteristics that hamper its socioeconomic development: the high rates of retention and school evasion. As a result, the educational level of the working age population is low. Under the responsibility of the Presidency of the Republic, the Urban ProJovem was designed: its primary goal is to promote the social inclusion of 18-29-year-old Brazilians who, even literate, have not completed Primary School. Although the Program attracted the interest of many young people, the withdrawal and evasion were still very high. This study aims to identify the main groups of higher incidence of evasion, with the aim to implement measures to reduce it. Thus, using a multilevel logistic approach, the following characteristics are taken into consideration: sex, age, race, color, last grade attended, levels of knowledge in Math and Portuguese at the entrance to the Program, socioeconomic level and the metropolitan area. The results suggest that the groups with higher incidence of evasion were defined by gender, sex, age and region.pt_BR
dc.description.resumoApesar das grandes conquistas verificadas no Brasil nas últimas décadas em Educação, o sistema educativo brasileiro ainda apresenta características estruturais que constituem obstáculo ao seu desenvolvimento social e econômico: as elevadas taxas de retenção e abandono escolar. Como consequência, o nível de instrução da população em idade ativa é baixo. Sob a responsabilidade da Presidência da República, foi desenhado o programa ProJovem Urbano, cuja finalidade prioritária é promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental. Não obstante o programa atrair o interesse de elevado número de jovens, a desistência e evasão que se verificam ao longo do programa são muito elevadas. Este trabalho tem como principal objetivo identificar os grupos de maior incidência da evasão, tendo como propósito apoiar a implementação de medidas que a reduzam. Nestes termos, usando um modelo logístico multinível, são exploradas as seguintes características da população abrangida: sexo, idade, raça-cor, última série frequentada, nível de conhecimento em Matemática e Língua Portuguesa à entrada no Programa, nível socioeconômico e a região metropolitana. Os resultados sugerem que os grupos de maior incidência da evasão são definidos pelas variáveis sexo, idade e região.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProJovempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectIndicadores de performancept_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectModelo de resposta ao itempt_BR
dc.subjectModelo logístico multinívelpt_BR
dc.subjectProJovempt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectPerfomance indicatorspt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectIRT Modelpt_BR
dc.subjectLogistic multilevel modelpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleAnálise da evasão no ProJovem Urbano: uma abordagem através do modelo de regressão logística multinívelpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the Urban 'ProJovem' evasion: an approach through the multilevel logistic regression modelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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