https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8591
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
larissaandrioliguedes.pdf | 11.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Queiroz, Álvaro João Magalhães de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799857P7 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gerheim, Fernando | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Zago, Renata | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.creator | Guedes, Larissa Andrioli | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4466849D4 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-21T20:15:21Z | - |
dc.date.available | 2019-01-21 | - |
dc.date.available | 2019-01-21T20:15:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8591 | - |
dc.description.abstract | The printed books we have access to today in the bookstores are obviously very different from the ones which were around in the early 20th century. Much has changed since then: the technologies, the target audience, access to reading, distribution and the way criticism is done. The focus of this dissertation is to understand how the technologies of book production have been altered, impacted and influenced by the visual culture in which we are immersed. To achieve this goal, I started with a historical painting of three foreign publishers that influenced the global production: Simon and Schuster, Gallimard and Penguin. Then, adjusting the focus to the Brazilian market, the text will address the trajectory of the Brazilian publishing market, from its foundation in the imperial era to the establishment of what can be considered the largest (and best) Brazilian publishing company today: Companhia das Letras. Based on the production pattern currently established by this publisher, I now turn to its variations, specifically the graphical variations proposed by active publishers, in order to finally get to the heart of the matter: the importance of Cosac Naify's books as manifestations of easily accessible artists' books - or, as I call it here, large-scale artists' books. To support the reflections brought about, the study of Paulo da Silveira on artists' books – as well as works by Nicholas Mirzoeff and John Berger on visual culture, its origins, impacts, and ramifications – is vital in this dissertation. | pt_BR |
dc.description.resumo | O livro impresso a que temos acesso hoje nas livrarias é, obviamente, muito diferente daquele que circulava no início do século XX. Muita coisa mudou desde então: as tecnologias, o público-alvo, o acesso à leitura, a distribuição e a forma como é feita a crítica. O foco desta dissertação é entender como as tecnologias de produção do livro foram alteradas, impactadas e influenciadas pela cultura visual em que estamos imersos. Para atingir este objetivo, parto de uma pintura histórica de três editoras estrangeiras que influenciaram a produção mundial: Simon and Schuster, Gallimard e Penguin. Então, ajustando o foco no mercado brasileiro, o texto vai abordar a trajetória do mercado editorial brasileiro, desde sua fundação no período imperial até o estabelecimento daquela que pode ser considerada a maior (e melhor) editora brasileira hoje: a Companhia das Letras. Tendo como base o padrão de produção estabelecido atualmente por ela, passo então a pensar nas variações dele, especificamente nas variações gráficas propostas por editoras em atividade, para poder finalmente chegar ao cerne da questão: a importância dos livros da editora Cosac Naify enquanto manifestações de livros de artista de fácil acesso – ou, como chamo aqui, livros de artista de larga escala. Para apoiar as reflexões trazidas, é vital nesta dissertação o estudo de Paulo da Silveira acerca dos livros de artista, bem como trabalhos de Nicholas Mirzoeff e John Berger sobre a cultura visual, suas origens, impactos e ramificações. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro de artista | pt_BR |
dc.subject | Cosac Naify | pt_BR |
dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
dc.subject | Design editorial | pt_BR |
dc.subject | Mercado editorial | pt_BR |
dc.subject | Artist book | pt_BR |
dc.subject | Cosac Naify | pt_BR |
dc.subject | Visual culture | pt_BR |
dc.subject | Editorial design | pt_BR |
dc.subject | Publishing market | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Biblio&gráficos: o livro de artista de larga escala no contexto editorial brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.