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Clase: Dissertação
Título : 18ª e 19ª bienais de São Paulo: curadoria entre a prática e o debate no Brasil
Autor(es): Souza, Tálisson Melo de
Orientador: Ramos, Maria Lúcia Bueno
Miembros Examinadores: Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Miembros Examinadores: Garcia, Maria Amélia Bulhões
Miembros Examinadores: Silva, Elisabeth Murilho da
Miembros Examinadores: Sant'Anna, Sabrina Parracho
Resumo: A partir do contexto de emergência e consolidação da atividade do curador de exposições de arte contemporânea na esfera artística internacional, esta análise direciona-se a duas edições da Bienal de São Paulo (as 18ª e 19ª, promovidas em 1985 e 1987, respectivamente) para compreender as condições e desdobramentos dessa profissão no Brasil. As curadorias da crítica de arte Sheila Leirner são estudadas aqui em sua singularidade e em relação com diversas exposições realizadas em instituições congêneres. Colocamos em perspectiva a historiografia já estabelecida acerca dessas duas propostas curatoriais (“O Homem e a Vida” e “Utopia versus Realidade”), e esquadrinhamos o debate crítico suscitado por elas dentro e fora do país. Seleções de obras artísticas e artistas, expografia, discurso teórico e poder de legitimação são articulados com a trajetória crítica da curadora e as transformações nas políticas públicas para a cultura e no status das instituições culturais na década de 1980, em diálogo com a os processos de globalização da arte e redemocratização política no Brasil.
Resumen : From the context of emergency and consolidation of the curator’s activity of organizing contemporary art exhibitions in the international artistic sphere, this analysis focuses on two editions of the Sao Paulo Art Biennial (the 18th and 19th ones, promoted in 1985 and 1987, respectively) to understand the conditions and consequences of this profession in Brazil. Here we study the curatorial projects of the art critic Sheila Leirner in its uniqueness and in relation to other events held in similar institutions. Questioning the approach already established by the Brazilian historiography about these two curatorial proposals ("Man and Life" and "Utopia vs. Reality"), this research scrutinizes the critical debate raised by them within and outside the country. We also link selections of art works and artists, expography, theoretical discourse and legitimation power to Leirner’s critic production and the transformations in public policy for culture and cultural institutions status during the 1980s, connecting them to the processes of globalization of art and political redemocratization in Brazil.
Palabras clave : Curadoria de exposições
Crítica de arte
Bienal de São Paulo
Arte contemporânea
Políticas públicas para cultura
Exhibition Curating
Art Criticism
Sao Paulo Art Biennial
Contemporary Art
Public Policy for Culture
CNPq: Linguística, Letras e Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/84
Fecha de publicación : 5-mar-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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