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dc.creatorSantiago, Flaviane Souza-
dc.creatorMattos, Rogério Silva de-
dc.creatorPerobelli, Fernando Salgueiro-
dc.date.accessioned2019-01-15T14:09:32Z-
dc.date.available2019-01-11-
dc.date.available2019-01-15T14:09:32Z-
dc.date.issued2011-
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage423pt_BR
dc.citation.epage455pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-63512011000300005pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8457-
dc.description.abstractThe article presents an integrated econometric + input - output model for generating long-run forecasts of fuel demand in Brazil. The model is based on the integration, by means of a linking strategy, of a vector error correction model with a hybrid input-output model for the Brazilian economy and is capable of forecasting on a yearly basis consumption of four groups of fuels: gas, diesel, fuel oil, and alcohol. In model development, the econometric and the integrated models underwent predictive tests, with the latter being calibrated for optimum performance, using data for the years 2004 to 2007. The integrated model is then used to generate forecasts from 2008 to 2017. The forecasts are based on two alternative scenarios, one predicting a short, and the other a long, duration for the current world economic crisis. The results indicate that under both scenarios a substantial increase of fuel demand is to be expected in the next 10 yearspt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta um modelo integrado de tipo econométrico+insumo-produto para previsões de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil. O modelo é baseado na integração por ligação de um modelo vetorial de correção de erros com um modelo de insumo-produto híbrido para a economia brasileira e permite fazer previsões anuais de consumo para quatro grupos de combustível: gasolina, óleo diesel, óleo combustível e álcool. No processo de desenvolvimento, tanto o modelo econométrico quanto o modelo integrado foram submetidos a testes de desempenho preditivo, com o último sendo calibrado para melhor performance, usando-se dados disponíveis para o período de 2004 a 2007. Posteriormente, o modelo integrado é usado para gerar previsões no período de 2008 a 2017. As previsões são baseadas em dois cenários alternativos, um prevendo duração curta, e o outro, duração longa para a atual crise econômica mundial. Os resultados obtidos indicam que, em ambos os casos, ocorrerá significativo aumento da demanda de combustíveis nos próximos 10 anos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofNova Economiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.subjectInsumo-produtopt_BR
dc.subjectModelo integradopt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectClassificação JEL C32pt_BR
dc.subjectR15pt_BR
dc.subjectEconometricspt_BR
dc.subjectInput-outputpt_BR
dc.subjectIntegrated modelpt_BR
dc.subjectEnergypt_BR
dc.subjectFuelpt_BR
dc.subjectJEL Classification C32pt_BR
dc.subjectR15pt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleUm modelo integrado econométrico+insumo-produto para previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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