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dc.creatorGonze, Gabriela Guerra-
dc.creatorSilva, Girlene Alves da-
dc.date.accessioned2019-01-15T14:02:43Z-
dc.date.available2019-01-11-
dc.date.available2019-01-15T14:02:43Z-
dc.date.issued2011-
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage129pt_BR
dc.citation.epage146pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312011000100008pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8454-
dc.description.abstractIntegral healthcare, one of the doctrinal principles of the Brazilian health care system, is one of the main ways to reach high-quality and humanized care. This work aims to analyze the perception of teachers of undergraduate courses who train health professionals at Juiz de Fora Federal University, Brazil, when it comes to integral care-oriented training. It is a qualitative research, employing the semi-structured interview technique with teachers of the studied courses. The thematic analysis is suggested as the data analysis method. The reflections on the perception of teachers about the principle of the integral healthcare have been centered on the category "trainingorienting principles of the Unified Health System". The study results show that teachers express involvement with the Brazilian Health Reform values, in the context of necessary changes in health training.pt_BR
dc.description.resumoA integralidade da assistência, um dos princípios doutrinários do sistema de saúde brasileiro, constitui uma das principais metas para se alcançar uma assistência de qualidade e humanizada. O presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos professores dos cursos de graduação que formam profissionais de saúde na Universidade Federal de Juiz de Fora, sobre a formação orientada pela integralidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada com docentes dos referidos cursos. Como estratégia de análise dos dados, propõese a modalidade de análise temática. A categoria em torno da qual são trazidas as reflexões sobre a percepção dos docentes sobre o ensino voltado para o princípio da integralidade foi nomeada "os princípios do SUS orientando a formação". Os resultados do estudo apontam que os docentes expressam um envolvimento com os valores da Reforma Sanitária brasileira, no contexto das mudanças necessárias na formação em saúde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPhysis: Revista de Saúde Coletivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistência à saúdept_BR
dc.subjectCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectDelivery of health carept_BR
dc.subjectHealth human resource trainingpt_BR
dc.subjectUnified Health Systempt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleA integralidade na formação dos profissionais de saúde: tecendo valorespt_BR
dc.title.alternativeThe integral health care in the training of health professionals: building valuespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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