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dc.creatorBarbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.creatorLamas, Karen Cristina Alves-
dc.date.accessioned2018-12-21T13:25:51Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2018-12-21T13:25:51Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.citation.volume17pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage461pt_BR
dc.citation.epage468pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000300015pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8383-
dc.description.abstractThe theory and practice on occupational guidance (OG) have developed significantly in recent decades. However, a significant portion of the applications of this knowledge in school has not followed the current developments. In order to analyze the cross-curricular school OG project, the participation of teachers and the implications of the OG in the vocational behavior of the second year High School students were evaluated. All teachers were invited to participate. The project assessment was made by 69 students who answered a questionnaire and an attitude scale pre and post OG. Not all teachers transversalized the proposed themes, but the amount of who did this has increased significantly. As for the vocational behavior, a reduction in the number of uncertainties about what profession to follow was noted post-test. Other variables were maintained. The cross-curricular school OG is a viable activity, capable of promoting the development of adolescents. Further studies are recommended.pt_BR
dc.description.resumoA teorização e a prática em orientação profissional (OP) desenvolveram-se significativamente nas últimas décadas. Porém, parcela significativa das aplicações desse conhecimento na escola não tem acompanhado os desenvolvimentos atuais. Para analisar um projeto de OP transversal ao currículo escolar, avaliou-se a participação dos docentes e as implicações da OP no comportamento vocacional de alunos do segundo ano do ensino médio. Todos os professores foram convidados a participar. A avaliação do projeto foi feita por 69 alunos que responderam a um questionário e a uma escala de atitudes pré e pós-OP. Nem todos os docentes transversalizaram os temas propostos, mas a quantidade dos que fizeram isso aumentou significativamente. Quanto ao comportamento vocacional, constatou-se redução do número de dúvidas sobre profissões a seguir pós-OP. Houve manutenção das demais variáveis analisadas. A OP transversal ao currículo é uma atividade viável, capaz de promover o desenvolvimento dos adolescentes. Estudos adicionais são recomendados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Natal)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectOccupational choicept_BR
dc.subjectAdolescent developmentpt_BR
dc.subjectPreventionpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleA orientação profissional como atividade transversal ao currículo escolarpt_BR
dc.title.alternativeOccupational guidance as a cross-curricular school activitypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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