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Clase: Artigo de Periódico
Título : Leitura contextual e processamento metalingüístico no português do Brasil: um estudo longitudinal
Otros títulos : Contextual reading and metalinguistic processing in Brazilian portuguese: a longitudinal study
Autor(es): Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Vieira, Marcel de Toledo
Bastos, Ronaldo Rocha
Dias, Jaqueline
Paiva, Nádia
Mansur-Lisboa, Stella
Andrade-Silva, Danielle
Resumo: Habilidade metalingüística é a habilidade de refletir sobre a linguagem como objeto do pensamento. Dentre as habilidades metalingüísticas duas parecem estar associadas à leitura e a escrita: a consciência morfológica e consciência fonológica. Consciência fonológica é a habilidade de refletir sobre os fonemas que compõem a fala e a consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Esta última parece ser particularmente importante para compreensão de texto e leitura contextual, visto que além das informações fonológicas, informações sintático-semânticas devem ser utilizadas. Este estudo se propôs a investigar a relação entre essas habilidades e a compreensão de texto medida pelo Cloze em um estudo longitudinal. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda, averiguou-se a especificidade desta relação utilizando-se regressões múltiplas. Os resultados dão certo apoio à hipótese de que a consciência morfológica contribui independentemente da fonológica para leitura contextual no português.
Resumen : Metalinguistic skill is the ability to reflect upon language as an object of thought. Amongst metalinguistic skills, two seem to be associated with reading and spelling: morphological awareness and phonological awareness. Phonological awareness is the ability of reflecting upon the phonemes that compose words, and morphological awareness is the ability of reflecting upon the morphemes that compose the words. The latter seems to be particularly important for reading comprehension and contextual reading, as beyond phonological information, syntactic and semantic information are required. This study is set to investigate – with a longitudinal design – the relation between those abilities and contextual reading measured by the Cloze test. The first part of the study explores the relationship between morphological awareness tasks and Cloze scores through simple correlations and, in the second part, the specificity of such relationship was inquired using multiple regressions. The results give some support to the hypothesis that morphological awareness offers an independent contribution regarding phonological awareness to contextual reading in Brazilian Portuguese.
Palabras clave : Consciência metalingüística
Teste de Cloze
Leitura
Consciência morfológica
Consciência fonológica
Metalinguistic awareness
Assessment
Cloze test
Reading
Morphological awareness
Phonological awareness
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000100014
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8311
Fecha de publicación : 2012
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



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