https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8225
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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marialuizaiginoevaristo.pdf | 2.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | A fé que dança e (em)canta: análise das experiências religiosas de congadeiros nas minas de Minas |
Autor(es): | Evaristo, Maria Luiza Igino |
Primeiro Orientador: | Daibert Júnior, Robert |
Membro da banca: | Berkenbrock, Volney José |
Membro da banca: | Lages, Sônia Regina Corrêa |
Membro da banca: | Izidoro, Jose Luiz |
Membro da banca: | Silva, Rubens Alves da |
Resumo: | Manifestar a fé para os Congadeiros está para além de acreditar no sagrado, mas se encontra intimamente ligado com a forma como conduzem sua vida e como isso reflete a aqueles que estão em volta, com os que partilham da sua comunidade social e religiosa. Obviamente, que essa relação não ocorre sem rusgas, sem enfrentamentos está tudo muito longe da perfeição e da passividade. Cada grupo possui suas dificuldades, mas, são também detentores de um forte desejo de espalhar sua cultura, suas memórias e suas tradições que tem sido forjadas e rearranjadas desde a diáspora africana. Uma forma de não apenas sobreviver, mas de se integrar a sociedade. Um meio não somente de luta, mas de vivenciar sua religiosidade, de manifestar sua fé. A fala dos principais atores do Congado nas cidades de Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete é o grande destaque dessa pesquisa, uma vez que evoca um retorno da importância da oralidade e da memória neste grupo social, assim como evoca um protagonismo que poucas vezes foi permitido ao negro ter acesso nessa sociedade. |
Abstract: | Manifesting the faith for the congadeiros is beyond believing in the sacred, but is intimately connected with the way they lead their lives and how it reflects to those who are around, with those who share their social and religious community. Obviously, this relationship does not happen without raids, without confrontations, everything is far from perfection and passivity. Each group has its difficulties, but they also have a strong desire to spread their culture, their memories and their traditions that have been forged and rearranged from the African diaspora. A way of not only surviving but integrating society. A form not only of struggle, but of experiencing their religiosity, of manifesting their faith. The talk of the main actors of the Congado in the cities of Ouro Preto and Conselheiro Lafaiete is the great highlight of this research, since it evokes a return of the importance of orality and memory in this social group, as well as evokes a protagonism that was rarely allowed to the have access to this society. |
Palavras-chave: | Congado Fé Reinado Guarda Congo Congado Faith Reign Guarda Congo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8225 |
Data do documento: | 22-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciência da Religião (Teses) |
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