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Tipo: Tese
Título: A fé que dança e (em)canta: análise das experiências religiosas de congadeiros nas minas de Minas
Autor(es): Evaristo, Maria Luiza Igino
Primeiro Orientador: Daibert Júnior, Robert
Membro da banca: Berkenbrock, Volney José
Membro da banca: Lages, Sônia Regina Corrêa
Membro da banca: Izidoro, Jose Luiz
Membro da banca: Silva, Rubens Alves da
Resumo: Manifestar a fé para os Congadeiros está para além de acreditar no sagrado, mas se encontra intimamente ligado com a forma como conduzem sua vida e como isso reflete a aqueles que estão em volta, com os que partilham da sua comunidade social e religiosa. Obviamente, que essa relação não ocorre sem rusgas, sem enfrentamentos está tudo muito longe da perfeição e da passividade. Cada grupo possui suas dificuldades, mas, são também detentores de um forte desejo de espalhar sua cultura, suas memórias e suas tradições que tem sido forjadas e rearranjadas desde a diáspora africana. Uma forma de não apenas sobreviver, mas de se integrar a sociedade. Um meio não somente de luta, mas de vivenciar sua religiosidade, de manifestar sua fé. A fala dos principais atores do Congado nas cidades de Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete é o grande destaque dessa pesquisa, uma vez que evoca um retorno da importância da oralidade e da memória neste grupo social, assim como evoca um protagonismo que poucas vezes foi permitido ao negro ter acesso nessa sociedade.
Abstract: Manifesting the faith for the congadeiros is beyond believing in the sacred, but is intimately connected with the way they lead their lives and how it reflects to those who are around, with those who share their social and religious community. Obviously, this relationship does not happen without raids, without confrontations, everything is far from perfection and passivity. Each group has its difficulties, but they also have a strong desire to spread their culture, their memories and their traditions that have been forged and rearranged from the African diaspora. A way of not only surviving but integrating society. A form not only of struggle, but of experiencing their religiosity, of manifesting their faith. The talk of the main actors of the Congado in the cities of Ouro Preto and Conselheiro Lafaiete is the great highlight of this research, since it evokes a return of the importance of orality and memory in this social group, as well as evokes a protagonism that was rarely allowed to the have access to this society.
Palavras-chave: Congado

Reinado
Guarda
Congo
Congado
Faith
Reign
Guarda
Congo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8225
Data do documento: 22-Fev-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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