Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8071
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jessicadefatimarossonealves.pdf20.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Olender, Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782077U4pt_BR
dc.contributor.referee1Alberto, Klaus Chaves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705009Y1pt_BR
dc.contributor.referee2Schlee, Andrey Rosenthal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781694H8pt_BR
dc.creatorAlves, Jéssica de Fátima Rossone-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4316449H4pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T13:02:07Z-
dc.date.available2018-11-19-
dc.date.available2018-11-23T13:02:07Z-
dc.date.issued2018-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8071-
dc.description.abstractBased on the historical trajectory of Barra do Piraí, a municipality located in the state of Rio de Janeiro, this research discusses the architectural and urban changes that occurred due to the arrival of the railroad in the area, the intrinsic idea of modernity and the construction of the identity of the people who live there. The history of the object of study is investigated in three different time cuts: 1850 – 1890, the first transformations made by man in the landscape of Barra do Piraí; 1890 – 1950, the peak of railroads and urban expansion; 1950 – 2000, the decline of rail transport and its replacement by road. The period between 2000 and 2018 is selected for further development in this dissertation, which deals with specific issues of the past almost twenty years, with the current context of the city in relation to the preservation of its railroad heritage.pt_BR
dc.description.resumoA partir da trajetória histórica de Barra do Piraí, município localizado no estado do Rio de Janeiro, esta pesquisa disserta sobre as transformações arquitetônicas e urbanísticas ocorridas em decorrência da chegada da ferrovia no local, a ideia intrínseca de modernidade e a construção da identidade do povo barrense, tendo como foco a constituição e a preservação de seu patrimônio cultural ferroviário. Para isso, investigase brevemente o histórico do objeto de estudo em três diferentes recortes temporais: 1850 – 1890, que estuda as primeiras transformações feitas pelo homem na paisagem que viria a se tornar o centro de Barra do Piraí; 1890 – 1950, que aborda o auge das ferrovias e da expansão urbana de Barra do Piraí; 1950 – 2000, que trata do declínio do transporte ferroviário e sua substituição pelo rodoviário. A seguir, são abordadas questões específicas dos últimos quase vinte anos, apresentando o contexto atual do município em relação à permanência da ferrovia e à preservação de seu patrimônio edificado, especialmente aquele ferroviário. O que se encontra é um cenário de descaso e negligência em relação à preservação de seu patrimônio cultural e sua memória ferroviária.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBarra do Piraípt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectBarra do Piraípt_BR
dc.subjectRailroadspt_BR
dc.subjectCultural heritagept_BR
dc.subjectPreservationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleBarra do Piraí e a ferrovia: cidade, modernidade e identidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.