Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8007
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
laiscostaxavier.pdf1.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Necessidades de universitários ingressantes por sistema de cotas para a melhoria do desempenho acadêmico
Autor(es): Xavier, Laís Costa
Primeiro Orientador: Santos, Gilmar José dos
Membro da banca: Bernardo, Heloisa Pinna
Membro da banca: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Resumo: A assistência estudantil tem como finalidade viabilizar a igualdade de oportunidades entre os discentes que ingressam nas Instituições de Ensino Superior (Ifes). Por isso, o estudo pretende aprimorar essa viabilidade para um grupo específico de discentes (aqueles que ingressaram pelas cotas A e B), devido à possível maior vulnerabilidade desses grupos. Para isso, a pesquisa tem como intenção investigar as maiores necessidades desse público para, no fim, propor alguma intervenção pela Pró-reitoria de assistência estudantil (Proae). Essa intervenção tem como alvo a melhora do desempenho acadêmico desses estudantes para que obtenham uma formação de qualidade, priorizando assim, uma maior igualdade de oportunidades.
Abstract: The student assistance has the finality to make feasible the equality of opportunities among the undergraduate that join the public university. Therefore, the study intends to improve this viability for an specific group of students (those that joined the course by groups A or B), because of the greater possibility of vulnerability of those. For this, the research has the intention to investigate the bigger necessities of this public in order to, at the end, propose some intervention for the Pro-rectory of students assistance. This intervention has as a target to improve the academic achievement of this students to obtain a quality training, prioritizing thus a greater equality of opportunities.
Palavras-chave: Pnaes
Políticas públicas
Cotas
Desempenho acadêmico
Pnaes
Public politics
Quotas
Academic performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Programa: Mestrado profissional em Administração Pública (Andifes)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8007
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.