https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7890
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
carloseduardomendesdearaujocouto.pdf | 3.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O processo de color grading: as comédias da Globo Filmes e o “naturalismo colorido” |
Título(s) alternativo(s): | The color grading Process: the comedies of Globo Filmes and the colorful naturalism |
Autor(es): | Couto, Carlos Eduardo Mendes de Araújo |
Primeiro Orientador: | Melo, Luís Alberto Rocha |
Membro da banca: | Soares, Sérgio Luís Puccini |
Membro da banca: | Sá Neto, Arthur Autran Franco de |
Membro da banca: | Brum, Alessandra Souza Melett |
Membro da banca: | Meleiro, Alessandra |
Resumo: | O cinema brasileiro contemporâneo apresenta três aspectos relevantes. Um deles é a presença da Globo Filmes, associada à diversas produtoras independentes, tornando-se a empresa mais poderosa do setor. Outro, a utilização das tecnologias digitais em todos os procedimentos cinematográficos, possibilitando variadas criações visuais. O terceiro aspecto diz respeito às comédias com a marca Globo Filmes, dominando o mercado cinematográfico nacional. A partir desse contexto, a pesquisa busca, em um primeiro momento, tratar do atual mercado brasileiro de pós-produção digital, analisar teoricamente o processo de color grading e compreender a função do colorista na criação da estilística visual dessas comédias. Em um segundo momento, apresentaremos as formas de utilização dos estilos cromáticos das comédias da Globo Filmes no atual cinema brasileiro. Como estudos de caso, analisaremos três recentes obras desse gênero: Se Eu Fosse Você 2 (Daniel Filho, 2009), Qualquer Gato Vira-Lata (Tomas Portella, 2011) e Até que a Sorte nos Separe (Roberto Santucci, 2012). |
Abstract: | Contemporary Brazilian cinema presents three relevant aspects. One of them is the presence of Globo Filmes, associated to several independent filming companies, making it the most powerful company in the sector. Another point is the use of digital technologies in all of the cinematographic procedures, allowing a variety of visual creations. The third aspect concerns the dominance of the comedies with the brand Globo Filmes over the national film market. From this context, this study seeks, initially, to deal with the current Brazilian digital post-production market so as to theoretically analyze the process of color grading and understand the function of the colorist in the creation of the visual style of these comedies. Follwoing, the ways of using the chromatic styles of the comedies of Globo Filmes in the current Brazilian cinema are presented. As a case study, three recent works of this genre are analyzed: "Se Eu Fosse Você 2"(Daniel Filho, 2009), "Qualquer Gato Vira-Lata" (Tomas Portella, 2011) and "Até que a Sorte nos Separe" (Roberto Santucci, 2012). |
Palavras-chave: | Cinema brasileiro Color grading Naturalismo colorido Brazilian cinema Color grading Colorful naturalism |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7890 |
Data do documento: | 9-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.