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dc.contributor.advisor1Schapper, Ilka-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.contributor.referee1Liberali, Fernanda Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791915T8pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4pt_BR
dc.creatorAbreu, Maritza Dessupoio de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739907Y0pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T13:21:43Z-
dc.date.available2016-02-18-
dc.date.available2016-02-26T13:21:43Z-
dc.date.issued2014-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/779-
dc.description.abstractThis research, which composes the Language,Knowledge and Teachers Training Line of Research of the Juiz de Fora Federal University Education Post Graduation Program, tries to investigate which are the meanings built by the pedagogical coordinator, educators and researcher regarding the routine at a day care center. It also aims to comprehend and reflect on the meanings of the routine at this institution, how they are built and shared. It presents as theoretical contribution the Social-historical-cultural theory references, and specially Vygotsky contributions. The methodological referential is guided by collaboration critical research principles (MAGALHÃES, 2002, 2004, 2006, 2009), as a process in which all the research players, through a collaborative, developing and learning movement, are responsible for the data and knowledge production. During the reflexive sessions, videos were broadcast and then transcripted and analyzed through argumentation. Afterwards,they were analyzed with the ten educators and the pedagogical coordinator of a day care center in this same municipality. The results discussion is based on data analysis through the argumentative categories developed from Perelman e Olbrechts-Tyteca (1970/2005), Liberali (2006, 2008, 2009) and Schapper (2010), by raising all the argumentative types, argumentative and deictic operators. Through this analysis, it was possible to notice the awareness of the day care center professionals by reflecting the routine and making some changes more likely to happen. However, it is still necessary to rethink about questions such as: routine division into flexible for moments with education emphasis, and though, when the emphais is on the caring; moreover, the child also needs to be considered as a member capable of actively make up the time and space organization together the other professionals of this institution.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, que se insere na linha de Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF – Minas Gerais, propõe-se investigar quais os significados construídos pela coordenadora pedagógica, educadoras e pesquisadora a respeito da rotina de uma creche pública do município de Juiz de Fora. Tendo por objetivo compreender e refletir sobre os significados da rotina nessa instituição, como eles são construídos e compartilhados, apresenta como aporte teórico as referências da teoria sócio-histórico-cultural, em especial, as contribuições de Vygotsky. O referencial metodológico é norteado pelos princípios da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2002, 2004, 2006, 2009), como um processo em que todos os sujeitos da pesquisa, em um movimento de colaboração, desenvolvimento e aprendizado, são responsáveis pela produção dos dados e do conhecimento. A análise é feita por meio da argumentação, tecida a partir de excertos de sessões reflexivas realizadas com as dez educadoras e a coordenadora pedagógica da instituição pesquisada. Assim, a discussão dos resultados está pautada na análise dos dados por meio das categorias argumentativas desenvolvidas com base em Perelman e Olbrechts- Tyteca (1970/2005), Liberali (2006, 2008, 2009) e Schapper (2010), com o levantamento dos tipos de argumentos, operadores argumentativos e dêiticos. No movimento da análise, foi possível perceber a consciência das profissionais da creche em refletir a respeito da rotina, tornando algumas mudanças possíveis. Os resultados, contudo, apontam ser necessário ainda repensar questões como: (1) a possibilidade de a divisão da rotina ser mais flexível; (2) a necessidade de considerar a criança como membro capaz de constituir ativamente a organização dos tempos e espaços junto com os demais profissionais dessa instituição.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSentido e Significadopt_BR
dc.subjectRotinapt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectPesquisa Crítica de Colaboraçãopt_BR
dc.subjectSense and meaningpt_BR
dc.subjectRoutinept_BR
dc.subjectDay care centerpt_BR
dc.subjectCollaboration critical Researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs significados da rotina na creche: com a palavra coordenadora pedagógica, educadoras e pesquisadorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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