https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7724
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais.pdf | 517.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Tufi Machado | - |
dc.creator | Fernandes, Neimar da Silva | - |
dc.creator | Nóbrega, Mariana Calife | - |
dc.creator | Nicolella, Alexandre Chibebe | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T18:33:15Z | - |
dc.date.available | 2018-09-13 | - |
dc.date.available | 2018-10-05T18:33:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | - |
dc.citation.volume | 41 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 757 | pt_BR |
dc.citation.epage | 772 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201507138589 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7724 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo apontar quais são os principais fatores que influenciam o abandono escolar no ensino médio. Os dados utilizados baseiam-se em uma série histórica construída a partir do levantamento das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) e numa ampla pesquisa realizada no estado de Minas Gerais (MG), a qual culminou na coleta de diversas informações de um total de 3.418 entrevistados (entre alunos cursantes e não-cursantes). Com base nesses dados, estimaram-se modelos de regressão de risco proporcional de Cox, que permitiram identificar a correlação entre fatores intra e extraescolares com o abandono precoce. Outro modelo desenvolvido utilizou as bases de dados da PNAD, em que um modelo logito foi estimado, permitindo verificar a taxa do não abandono na trajetória do ensino médio também para o estado de Minas Gerais. Entre os resultados encontrados, destacam-se alguns fatores expressivos na explicação do abandono, tais como: a dificuldade nas disciplinas, ânsia por uma escola diferente, percepção de melhores oportunidades de trabalho com a continuidade dos estudos e a importância atribuída na escolha à escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação e Pesquisa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Abandono escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | PSAE | pt_BR |
dc.subject | PNAD | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.