Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7707
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelagem do crescimento da aprendizagem nos anos .pdf361.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrooke, Nigel-
dc.creatorFernandes, Neimar da Silva-
dc.creatorMiranda, Isabela Pagani Heringer de-
dc.creatorSoares, Tufi Machado-
dc.date.accessioned2018-10-05T18:10:42Z-
dc.date.available2018-09-19-
dc.date.available2018-10-05T18:10:42Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.citation.volume40pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage77pt_BR
dc.citation.epage94pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022014000100006pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7707-
dc.description.abstractThis article compares two value-added approaches to data from the longitudinal education survey called Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005 (GERES – Longitudinal Study of 2005 School Generation), which followed a cohort of students from more than 300 public and private schools over the first four years of primary education. Both approaches use hierarchical linear models, allowing the natural grouping of educational data from three levels: student, class and school. The first value-added approach builds models whose dependent variable is the student proficiency in each year evaluated. With a separate model for each year, it is possible to detect factors of the student, class and school associated with student performance. The second approach creates models to show the effect of the covariates of student, class and school on progress curves of proficiency throughout the study period. When comparing the two types of value-added models, the first one was the most efficient in diagnosing the effects of the environment and the teacher's pedagogical practice, but only in certain grades. The second type of model was able to identify progress curves of proficiency of different formats according to certain characteristics of schools and students, but was less sensitive to identify variables associated with the group formation process and the teacher's pedagogical practice. The two types of value-added models offer indications of differentiated learning processes for the disciplines of Portuguese and Mathematics, which deserve further study.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo compara duas abordagens de valor agregado para dados oriundos do survey educacional de recorte longitudinal, chamado GERES – Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005, que acompanhou uma coorte de alunos de mais de 300 escolas públicas e privadas ao longo dos primeiros quatro anos do Ensino Fundamental. Ambas as abordagens utilizam modelos lineares hierárquicos, permitindo o agrupamento natural dos dados educacionais provenientes dos três níveis: aluno, turma e escola. Na primeira abordagem de valor agregado, constroem-se modelos cuja variável dependente é a proficiência do aluno em cada ano avaliado. Com um modelo distinto para cada ano é possível detectar fatores do aluno, da turma e da escola associados ao desempenho dos alunos. A segunda abordagem cria modelos para mostrar o efeito das covariáveis de aluno, turma e escola nas curvas de evolução da proficiência ao longo do período do estudo. Quando comparados os dois tipos de modelos de valor agregado, o primeiro foi o mais eficiente em diagnosticar os efeitos do ambiente e da prática pedagógica do professor, mas somente em determinados anos. Já o segundo tipo de modelo foi capaz de identificar curvas de evolução de proficiência de formatos distintos de acordo com determinadas características das escolas e dos alunos, mas foi menos sensível na identificação de variáveis associadas ao processo de formação de grupos e à prática pedagógica do professor. Os dois tipos de modelos de valor agregado oferecem indicações de processos de aprendizagem diferenciados para as disciplinas Língua Portuguesa e Matemática que mereceriam estudos adicionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudo longitudinalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectValor agregadopt_BR
dc.subjectGERESpt_BR
dc.subjectModelos lineares hierárquicospt_BR
dc.subjectLongitudinal studypt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectValue addedpt_BR
dc.subjectGERESpt_BR
dc.subjectHierarchical linear modelspt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleModelagem do crescimento da aprendizagem nos anos iniciais com dados longitudinais da pesquisa GERESpt_BR
dc.title.alternativeModeling of the growth of learning in the early years with longitudinal data of GERES researchpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.