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dc.creatorMartins, Saulo Costa-
dc.creatorMendes, Marcos Henrique-
dc.creatorGuedes, Ricardo Augusto Paletta-
dc.creatorGuedes, Vanessa Maria Paletta-
dc.creatorChaoubah, Alfredo-
dc.date.accessioned2018-10-05T13:35:09Z-
dc.date.available2018-09-17-
dc.date.available2018-10-05T13:35:09Z-
dc.date.issued2014-09-
dc.citation.volume73pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage302pt_BR
dc.citation.epage307pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20140064pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7624-
dc.description.abstractObjective: To assess the knowledge of primary open-angle glaucoma among medical students from Federal University of Juiz de Fora. Methods: In this cross sectional study, we conducted a survey among students attending the last two years of Medical School. The questionnaire consisted in 11 questions about epidemiology, risk factors, symptoms, diagnosis, treatment and primary open-angle glaucoma (POAG) consequences. The students were also asked if they considered their knowledge about POAG sufficient. Students’ characteristics (age, sex and intended area of specialization) were identified. Results: Women comprised 52.9% of the students. Only 22.5% identified POAG as having a genetic origin. Almost half of them (46.1%) did not know that POAG is asymptomatic and 1 out of 3 students did not know that glaucoma blindness is irreversible. The great majority (91.2%) correctly identified tonometry as an important tool for diagnosis and that glaucoma can be treated through medications (70.6%) or surgery (71.6%). However, few students identified fundoscopy (35.3%) and perimetry (28.7%) as important tools for glaucoma assessment. Almost everyone (95.1%) considered their knowledge insufficient. Conclusion: The majority of the participants believe that their knowledge of POAG is insufficient. This gap can lead to some serious consequences from both individual (blindness) and collective (negative impact in health system and society) perspectives.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Avaliar o conhecimento dos alunos de graduação do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora em relação ao glaucoma primário de ângulo aberto. Métodos: Neste estudo transversal, aplicou-se aos alunos dos 5º e 6º ano um questionário contendo 11 questões referentes a epidemiologia, fatores de risco, sintomas, diagnóstico, tratamento, consequências do glaucoma e por último se consideram os conhecimentos adquiridos na universidade como suficientes. Características dos alunos (idade, sexo, especialidade pretendida) foram identificadas. Resultados: Entre os estudantes, 52,9% eram mulheres. A origem genética da doença foi identificada por 22,5%. Quase a metade (46,1%) não sabia que o glaucoma na maioria das vezes é assintomático. Aproximadamente 1 em cada 3 alunos não sabia que a cegueira do glaucoma era irreversível. A grande maioria (91,2%) identificou corretamente que a tonometria era um exame importante na avaliação do glaucoma e que o tratamento poderia ser clínico (70,6%) ou cirúrgico (71,6%). Porém, poucos alunos deram a real importância para os exames de fundoscopia (35,3%) e campimetria (28,7%). Quase a totalidade (95,1%) dos entrevistados considerou o próprio conhecimento como insuficiente. Conclusão: A maioria dos entrevistados acha que o conhecimento sobre glaucoma primário de ângulo aberto adquirido na graduação é insuficiente. Tal desconhecimento pode levar a oportunidades de diagnóstico perdidas e gerar consequências graves tanto do ponto de vista individual (cegueira) quanto do ponto de vista coletivo (impacto para o sistema de saúde e sociedade).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Oftalmologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGlaucoma de ângulo aberto/diagnósticopt_BR
dc.subjectGlaucoma de ângulo aberto/prevenção & controlept_BR
dc.subjectOftalmologia/educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectEducação em graduação de Medicinapt_BR
dc.subjectGlaucoma, open-angle/diagnosispt_BR
dc.subjectGlaucoma, open-angle/prevention & controlpt_BR
dc.subjectOphthalmology/educationpt_BR
dc.subjectMedical, studentspt_BR
dc.subjectEducation, medicalpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleNível de conhecimento sobre glaucoma primário de ângulo aberto entre os estudantes de medicinapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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