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O sujeito nos textos de Vigotski e do Círculo de Bakhtin.pdf258.27 kBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorFreitas, Maria Teresa de Assunção-
dc.creatorBernardes, Alessandra Sexto-
dc.creatorPereira, Ana Paula Marques Sampaio-
dc.creatorPereira, Maria Leopoldina-
dc.date.accessioned2018-10-05T12:46:53Z-
dc.date.available2018-09-12-
dc.date.available2018-10-05T12:46:53Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage50pt_BR
dc.citation.epage55pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/1355pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7610-
dc.description.abstractIn this article the concept of subject in the works of Vigotski and Bakhtin and their circles is revisited in a dialogue with the LIC (“Linguagem, Interação e Conhecimento” - Language, Interaction and Knowledge) Research Group Production Team, with its 19 years of experience in the Universidade Federal de Juiz de Fora. Considering the other self as an essential part of the whole dialogic process that permeates Vigotski and Bakhtin theoretical frame, the core of methodolical work of the LIC group is outlined. Anchored in the historical and dialectical materialisms, the research subject(s) are understood as responsive, dialogic and active participants. With no pretentions to format a concept of subject according to the russian theorists, the conditions for the possibilities that the role assigned for both to language allows thinking the production of meanings in their multiple dimensions interconstitutive aspects are focused: single and collective, subjective and objective, biological and cultural, historical and dialectical.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo a concepção de sujeito nas obras de Vigotski e Bakhtin e seu Círculo é revisitada em um diálogo com as produções do Grupo de Pesquisa LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, em seus 19 anos de trajetória no campo da pesquisa em educação. Considerando o outro como peça indispensável de todo o processo dialógico que permeia as teorias de Vigotski e Bakhtin, delineia-se brevemente o cerne do fazer metodológico do grupo de pesquisa LIC que, ancorado no materialismo histórico e dialético, compreende o(s) sujeito(s) da pesquisa como participantes responsivos, ativos, dialógicos. Sem a pretensão de formatar uma concepção de sujeito segundo os teóricos russos, são enfocadas as condições de possibilidades que permitem pensar a produção de sentidos nos aspectos interconstitutivos de suas múltiplas dimensões: singular e coletiva, subjetiva e objetiva, biológica e cultural, histórica e dialética.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofFractal: Revista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepção de sujeitopt_BR
dc.subjectPesquisa em educaçãopt_BR
dc.subjectVigotskipt_BR
dc.subjectBakhtinpt_BR
dc.subjectConcept of subjectpt_BR
dc.subjectResearch in educationpt_BR
dc.subjectVigotskipt_BR
dc.subjectBakhtinpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleO sujeito nos textos de Vigotski e do Círculo de Bakhtin: implicações para a prática da pesquisa em educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe subject in the works of Vigotski and of the Circle of Bakhtin: implications for the practice of research in educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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