https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7610
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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O sujeito nos textos de Vigotski e do Círculo de Bakhtin.pdf | 258.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Periódico |
Título : | O sujeito nos textos de Vigotski e do Círculo de Bakhtin: implicações para a prática da pesquisa em educação |
Otros títulos : | The subject in the works of Vigotski and of the Circle of Bakhtin: implications for the practice of research in education |
Autor(es): | Freitas, Maria Teresa de Assunção Bernardes, Alessandra Sexto Pereira, Ana Paula Marques Sampaio Pereira, Maria Leopoldina |
Resumo: | Neste artigo a concepção de sujeito nas obras de Vigotski e Bakhtin e seu Círculo é revisitada em um diálogo com as produções do Grupo de Pesquisa LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, em seus 19 anos de trajetória no campo da pesquisa em educação. Considerando o outro como peça indispensável de todo o processo dialógico que permeia as teorias de Vigotski e Bakhtin, delineia-se brevemente o cerne do fazer metodológico do grupo de pesquisa LIC que, ancorado no materialismo histórico e dialético, compreende o(s) sujeito(s) da pesquisa como participantes responsivos, ativos, dialógicos. Sem a pretensão de formatar uma concepção de sujeito segundo os teóricos russos, são enfocadas as condições de possibilidades que permitem pensar a produção de sentidos nos aspectos interconstitutivos de suas múltiplas dimensões: singular e coletiva, subjetiva e objetiva, biológica e cultural, histórica e dialética. |
Resumen : | In this article the concept of subject in the works of Vigotski and Bakhtin and their circles is revisited in a dialogue with the LIC (“Linguagem, Interação e Conhecimento” - Language, Interaction and Knowledge) Research Group Production Team, with its 19 years of experience in the Universidade Federal de Juiz de Fora. Considering the other self as an essential part of the whole dialogic process that permeates Vigotski and Bakhtin theoretical frame, the core of methodolical work of the LIC group is outlined. Anchored in the historical and dialectical materialisms, the research subject(s) are understood as responsive, dialogic and active participants. With no pretentions to format a concept of subject according to the russian theorists, the conditions for the possibilities that the role assigned for both to language allows thinking the production of meanings in their multiple dimensions interconstitutive aspects are focused: single and collective, subjective and objective, biological and cultural, historical and dialectical. |
Palabras clave : | Concepção de sujeito Pesquisa em educação Vigotski Bakhtin Concept of subject Research in education Vigotski Bakhtin |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | - |
Sigla de la Instituición: | - |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/1355 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7610 |
Fecha de publicación : | ene-2015 |
Aparece en las colecciones: | Artigos de Periódicos |
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