https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7601
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Saberes populares e educação científica.pdf | 282.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha | - |
dc.creator | Xavier, Patrícia Maria Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T12:25:25Z | - |
dc.date.available | 2018-09-06 | - |
dc.date.available | 2018-10-05T12:25:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-05 | - |
dc.citation.volume | 17 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 308 | pt_BR |
dc.citation.epage | 328 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170202 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7601 | - |
dc.description.abstract | We present a Science Education literature review about folk wisdom, trying to understand how this subject is approached by research in science education. We did a revision in six Brazilian periodicals that published articles about science education/science learning, between 2000 and 2012 and, subsequently, sought other publications from the same authors. After reading the papers, we classified them in four categories: Theoretical reflections; New educational alternatives; Knowledge exchange with the community; Investigation of transformation over time. Research on folk wisdom's inclusion in science education is still incipient and focuses on the development of new teaching alternatives. This shows a movement in the sense to approximate, through the research, conventional knowledge to school knowledge. | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos um olhar para a literatura na área de Educação Científica sobre o tema saberes populares, procurando compreender como este é tratado pela pesquisa em Ensino de Ciências. Realizamos uma revisão em seis periódicos nacionais da área de ensino/aprendizagem de ciências publicados entre 2000 e 2012 e, posteriormente, buscamos outras publicações dos autores levantados. Após a leitura dos trabalhos, construímos quatro categorias: Reflexões teóricas; Novas alternativas didáticas; Troca de conhecimentos com a comunidade; Investigação das transformações ocorridas ao longo do tempo. A pesquisa sobre a inserção de saberes populares no Ensino de Ciências ainda é incipiente e concentra-se no desenvolvimento de novas alternativas didáticas, o que mostra um movimento no sentido de aproximar, por meio da pesquisa, os saberes populares do conhecimento escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saberes populares | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.subject | Folk wisdom | pt_BR |
dc.subject | Science education | pt_BR |
dc.subject | Literature review | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Saberes populares e educação científica: um olhar a partir da literatura na área de ensino de ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Folk wisdom and science education: a review from the national literature | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.