Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7584
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jovens em contextos sociais desfavoráveis e sucesso escolar no ensino médio.pdf203.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Jovens em contextos sociais desfavoráveis e sucesso escolar no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Youth in unfavorable social contexts and educational attainment in secondary education
Autor(es): Castro, Vanessa Gomes de
Tavares Júnior, Fernando
Resumo: Analisa-se o perfil dos jovens em contextos sociais desfavoráveis que chegaram com sucesso ao terceiro ano do ensino médio. Sucesso é aqui compreendido como a chegada do aluno ao 3º ano do ensino médio em idade apropriada, sem ter sido reprovado e/ou abandonado à escola durante sua trajetória. Investigam-se os determinantes sociológicos desse sucesso em contextos sociais desfavoráveis. Para tanto, utiliza-se microdados da edição 2011 do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Apesar de prognósticos teóricos e factuais contrários, constata-se que muitos indivíduos nas condições sociais mais desfavoráveis alcançam o sucesso escolar. Observa-se que o background familiar influencia, porém, não determina a realização escolar dos indivíduos.
Abstract: This paper analyses the profile of youth in unfavorable social contexts who have achieved educational attainment in their secondary education. Attainment is here understood as the completion of the 3rd year of secondary education at the appropriate age, without having failed and/or dropped the school during the educational trajectory. We investigate sociological determinants of the educational attainment in unfavorable social contexts. We use micro-data from the Basic Education Evaluation System, 2011 edition. Despite contrary theoretical and factual predictions, we have found that many individuals in the most unfavorable social conditions achieve educational attainment. We observed that the family background influences, but does not define the educational attainment of the individuals.
Palavras-chave: Jovens
Ensino médio
Sucesso escolar
Trajetórias escolares
Contextos desfavoráveis
Youth
Secondary education
Educational attainment
Educational trajectory
Unfavorable contexts
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623656080
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7584
Data do documento: Jan-2016
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.