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Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas.pdf2.46 MBAdobe PDFThumbnail
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dc.creatorKitamura, Elisa Shizuê-
dc.creatorBastos, Ronaldo Rocha-
dc.creatorPalma, Pamella Valente-
dc.creatorLeite, Isabel Cristina Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-10-01T19:32:21Z-
dc.date.available2018-09-06-
dc.date.available2018-10-01T19:32:21Z-
dc.date.issued2016-01-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage137pt_BR
dc.citation.epage148pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000100014pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7582-
dc.description.abstractObjective: to evaluate patient satisfaction at the Specialized Dental Centers (SDCs) in the Southeast Macro-region of Minas Gerais, in 2013. Methods: this was a cross-sectional study using the Oral Health Services Quality Assessment Questionnaire, with a probabilistic sample of 256 patients, using multiple linear regression to identify variables associated with their satisfaction. Results: most patients stated they were satisfied (86.7%), followed by barely satisfied (10.2%) and very satisfied (3.1%); there were differences in satisfaction among patients attending the different SDCs; independent variables associated with patient satisfaction were ‘improved self-perceived oral health’ (p=0.001) and less ‘waiting time at the clinic’ (p<0.001). Conclusion: the majority of patients were satisfied with the service provided; variables not analyzed in this study, including infrastructure, human resources and management, may have influenced the differences in patient satisfaction found between the different SDCs.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: avaliar a satisfação dos usuários assistidos nos Centos de Especialidades Odontológicas (CEO) da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, em 2013. Métodos: estudo transversal, utilizando o Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal, aplicado em amostra probabilística de 256 pacientes, e regressão linear múltipla para identificação de variáveis associadas à satisfação. Resultados: a maior parte dos usuários declararam-se satisfeitos (86,7%), seguidos por pouco satisfeitos (10,2%) e muito satisfeitos (3,1%); houve diferenças na satisfação entre usuários dos diferentes CEO; as variáveis independentes que se mostraram associadas à satisfação do usuário foram ‘melhor autopercepção de saúde bucal’ (p=0,001) e ‘menor tempo de espera no consultório’ (p<0,001). Conclusão: a maioria dos usuários estava satisfeita com o serviço prestado; variáveis não analisadas no presente estudo, incluindo infraestrutura, recursos humanos e gestão, podem ter influenciado as diferenças na satisfação entre os usuários dos diferentes CEO.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEpidemiologia e Serviços de Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectAtenção secundária à saúdept_BR
dc.subjectEspecialidades odontológicaspt_BR
dc.subjectEstudos transversaispt_BR
dc.subjectPatient satisfactionpt_BR
dc.subjectOral healthpt_BR
dc.subjectSecondary carept_BR
dc.subjectSpecialtiespt_BR
dc.subjectDentalpt_BR
dc.subjectCross-sectional studiespt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013pt_BR
dc.title.alternativePatient satisfaction evaluation at the Specialized Dental Centers in the Southeast macro-region of Minas Gerais, Brazil, 2013pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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