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Tipo: Dissertação
Título: Laboratório no ensino superior e a formação docente: uma reflexão a partir da química de coordenação
Autor(es): Melo, Erika Fernanda Leite de
Primeiro Orientador: Almeida, Bárbara Lúcia de
Membro da banca: Reis, Ivani de Freitas
Membro da banca: Furlani, Juliana Maria Sampaio
Resumo: Ao se realizar um levantamento na grade curricular das universidades públicas da Região Sudeste, foi observado que muitas destas instituições de ensino superior têm retirado disciplinas teóricas e experimentais de química de coordenação das grades curriculares obrigatórias dos cursos de licenciatura em química. A química de coordenação é um tema abordado nas disciplinas de química inorgânica e possui inúmeras aplicações em diversas áreas de conhecimento. O licenciando em formação ao ter contato com este conhecimento específico, pode ampliar seu leque de conhecimento químico, e influenciar sua atuação profissional na escola básica. A presente dissertação descreve uma pesquisa que buscou refletir sobre a contribuição do laboratório de ensino superior na formação docente através de práticas de química de coordenação. Para isso, foi realizado um curso de extensão com professores que lecionam a disciplina de química no ensino básico. O planejamento do curso foi pautado na relação entre os conteúdos de química geral que são abordados no ensino básico e os conteúdos de química de coordenação abordados na disciplina teórica e na disciplina experimental durante a formação inicial. O objetivo de se estabelecer esta relação foi fazer com que as práticas de química de coordenação pudessem gerar significados, para que os docentes pudessem estabelecer uma relação com sua atuação em sala de aula. As práticas buscaram trabalhar a contextualização sob a perspectiva histórica como auxílio na busca dos significados, além de discutir os conhecimentos químicos envolvidos na experimentação. Os resultados gerados neste estudo apontam que o laboratório de ensino superior na formação docente pode auxiliar o professor em sua atuação profissional, contribuindo para que ele faça uma relação com o conteúdo que é ensinado na escola básica.
Abstract: When conducting a survey in the curriculum of public universities in the Southeast Region, it was observed that many of these institutions of higher education have withdrawn theoretical and experimental disciplines of chemistry of coordination of curricular obligatory undergraduate chemistry courses. Coordination chemistry is a subject addressed in the disciplines of inorganic chemistry and has numerous applications in several areas of knowledge. The licensed in formation when having contact with this specific knowledge, may broaden its range of chemical knowledge, and influence its professional performance in the basic school. The present dissertation describes a research that sought to reflect on the contribution of the higher education laboratory in teacher education through coordination chemistry practices. For this, an extension course was held with teachers who teach the discipline of chemistry in elementary education. The planning of the course was based on the relationship between the contents of general chemistry that are approached in elementary education and the contents of chemistry of coordination approached in the theoretical discipline and in the experimental discipline during the initial formation. The objective of establishing this relationship was to make the practices of coordination chemistry could generate meanings, so that the teachers could establish a relation with their performance in the classroom. The practices sought to work contextualization under the historical perspective as an aid in the search for meanings, besides discussing the chemical knowledge involved in the experimentation. The results generated in this study indicate that the higher education laboratory in teacher education can assist the teacher in his professional performance, contributing to his relationship with the content that is taught in elementary school
Palavras-chave: Educação química
Laboratório de ensino superior
Práticas de química de coordenação
Chemical education
Higher education laboratory
Coordination chemistry practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Química
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7577
Data do documento: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Química (Dissertações)



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