Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7437
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeito de um programa de histórias com abordagem sociocognitiva.pdf349.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Efeito de um programa de histórias com abordagem sociocognitiva em crianças de educação infantil
Título(s) alternativo(s): Effect of a program of stories with a social cognitive approach in kindergarten children
Autor(es): Corrêa, Jaqueline Pereira Dias
Marturano, Edna Maria
Rodrigues, Marisa Cosenza
Nahas, Andressa Kutschenko
Resumo: Este estudo objetivou avaliar um programa para promoção de habilidades sociocognitivas, baseado na leitura de histórias, quanto a possíveis efeitos no desenvolvimento sociocognitivo e comportamental. O programa conta com 25 livros infantis, ricos em pistas sociais. Participaram duas turmas consecutivas da educação infantil, compondo dois grupos, GI e GII. Para aferir efeitos do programa, foram avaliadas habilidades sociocognitivas, habilidades sociais e problemas de comportamento. GI foi avaliado antes e depois de passar pelo programa. No ano seguinte, GII foi avaliado antes da intervenção duas vezes, com intervalo equivalente ao da duração do programa, e novamente depois da intervenção. Comparações entre e intra grupos mostraram aumento nas habilidades sociocognitivas e sociais, bem como redução de dificuldades comportamentais, sugerindo efeitos positivos do programa.
Abstract: This study aimed to evaluate a story reading program for possible effects on children's socio-cognitive and behavioral development. The program is comprised by 25 storybooks, which are rich in social cues. It was administered to two consecutive classes of early childhood education, which compound two groups, GI and GII. To investigate effects of the program, socio-cognitive skills, social skills, and behavior problems were assessed. GI was evaluated before and after the intervention. During the following year, GII was assessed twice before intervention, with an interval equal to the duration of the program, and again after the intervention. Comparisons between and within groups showed an increase in socio-cognitive and social skills, and reduced behavioral difficulties, suggesting positive effects of the program.
Palavras-chave: Educação infantil
Cognição social
Intervenção psicológica
Early childhood education
Social cognition
Psychological intervention
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e32429
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7437
Data do documento: Jun-2016
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.