https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7420
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Educação física escolar.pdf | 546.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação física escolar: percepções do aluno com deficiência |
Título(s) alternativo(s): | Physical education: disabled students' perceptions |
Autor(es): | Nacif, Marcella Fernandes Paticcié Figueiredo, Diogo Hilgemberg Neves, Clara Mockdece Meireles, Juliana Fernandes Filgueiras Figueiredo, Diego Hilgemberg Pedretti, Augusto Pedretti, Alessandro Ferreira, Maria Elisa Caputo |
Resumo: | a inclusão de alunos com deficiência é prevista em lei e manter boas estruturas físicas e pedagógicas na escola é um ponto fundamental para que o acesso possa acontecer. A Educação Física faz parte desta inclusão e pode proporcionar grandes melhoras na qualidade de vida de alunos com deficiência. Este estudo teve como objetivo compreender as percepções do aluno com deficiência a respeito das aulas de Educação Física. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa utilizando para coleta de dados uma entrevista semiestruturada a qual foi gravada, transcrita e posteriormente analisada. A amostra foi constituída de 20 alunos com deficiência matriculados em escolas regulares da cidade de Santos Dumont - MG. A partir das entrevistas, destacou-se a percepção do aluno com deficiência a respeito da Educação Física escolar; o entendimento deles quanto ao conceito de qualidade de vida; as melhoras proporcionadas na qualidade de vida através da Educação Física; as facilidades e as dificuldades nas aulas; e as questões concernentes à relação aluno/professor e aluno/aluno. Os resultados dessa pesquisa podem auxiliar a comunidade escolar e o professor de Educação Física a melhorarem a inclusão nas escolas regulares. Além disso, as percepções dos alunos com deficiência sobre as aulas podem ajudar o professor na busca de um ambiente melhor com aulas que atendam a todos e proporcionem uma melhor qualidade de vida. |
Abstract: | The inclusion of disabled students is based on the law and the adaptation of physical and pedagogical structure at school represents a key point in order to make the access happen. Physical education is a part of the social inclusion and can provide great improvements in quality of life of students with disabilities. This research aimed to verify the perception of the student with disabilities on physical education classes. Therefore, a qualitative research was carried out, using a semi structured interview to collect data. The interviews were recorded, transcribed and analyzed. The sample was constituted by 20 students with disabilities enrolled in general schools at Santos Dumont, Minas Gerais. From the interviews, we highlighted the perceptions of students with disabilities on physical education at school; their understanding about the concept of quality of life; the improvements provided in the quality of life through physical education; successes and difficulties in class; and issues concerning the relationship student/ teacher and student/student. The results of this research can help the educational community and the physical education teacher to improve the quality of inclusion in general schools. In addition, perceptions of students with disabilities about the lessons can help the teacher in the search for a better environment with classes that meet everyone's needs and provide a better of quality of life. |
Palavras-chave: | Educação especial Educação física Pessoas com deficiência Qualidade de vida Especial education Physical education Disabled persons Quality of life |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | - |
Sigla da Instituição: | - |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000100009 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7420 |
Data do documento: | Jan-2016 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
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