Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7400
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da análise semântica do discurso à ação educativa - um mapa da crise da sala de aula.pdf1.75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Da análise semântica do discurso à ação educativa - um mapa da crise da sala de aula
Título(s) alternativo(s): From the semantic discourse analysis to educational action - a classroom crisis map
Autor(es): Miranda, Neusa Salim
Loures, Luciene Fernandes
Resumo: Este artigo apresenta a trajetória de um macroprojeto de natureza híbrida - Linguística e Educação - que, por uma década, mediante o desenvolvimento de doze Estudos de Caso fixados no cenário escolar, vem trabalhando um modelo de análise do discurso baseado na Semântica de Frames e nos Modelos de Linguagem baseados no Uso. Valendo-se da narrativa de práticas de alunos e professores como metodologia de constituição de seus corpora, este estudo permitiu traçar um mapa da crise da sala de aula, com suas causas, consequências e, também, rotas de saída, o que tem conduzido não só à consolidação de um modelo de análise do discurso, como a novos caminhos para a ação educativa na sala de aula de Língua Portuguesa e no processo de formação de professores.
Abstract: This article aims to present the path of hybrid nature macro project - both linguistic and educational - that, for a decade, before the development of twelve Case Studies in the elementary school scenario, works with a discourse analysis model based on Frame Semantics and on Usage-based model. From the narratives of practices of students and teachers as a constitutive methodology of your corpora, this study allowed us to draw the classroom crisis map, with your causes, consequences and also your escapes, which has led not just for a consolidation of a discourse model analysis, but a new way for an education action in the Portuguese classroom and in the processes of teacher's formation.
Palavras-chave: Semântica de frames
Análise do discurso
Vivência escolar
Frame semantics
Discourse analysis
School experience
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-160301-0116d
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7400
Data do documento: Set-2016
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.