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Clase: Tese
Título : A escritura como monumentum
Autor(es): Ferreira, Christiane Nascimento
Orientador: Noronha, Jovita Maria Gerheim
Miembros Examinadores: Pires, André Monteiro Guimarães Dias
Miembros Examinadores: Pereira, Terezinha Maria Scher
Miembros Examinadores: Pino, Claudia Consuelo Amigo
Miembros Examinadores: Silva, Marcelino Rodrigues da
Resumo: A morte ocupa um lugar crucial na vida do homem. Histórica, sua perspectiva varia de acordo, entre outros aspectos, com o período, a cultura e a região onde a sociedade se estabelece. A partir do prisma do acontecimento, proposto por Michel Foucault, o evento de morte enreda-se em características basilares da civilização como a religião, a sexualidade e a moral. Embora noticiada e exposta nos mais diversos meios de comunicação, a morte contemporânea, no que tange à experiência pessoal, aparece à margem das práticas cotidianas do homem comum – assim como os rituais que a envolvem. Diante desta abordagem, o presente trabalho analisa a experiência do luto em Roland Barthes, utilizando como corpus principais A câmara clara e Diário de luto. Lançando mão dos conceitos desenvolvidos por Gilles Deleuze e Félix Guattari acerca de potência, território, desterritorialização e reterritorialização; e dos relacionados à escritura, segundo Jacques Derrida e o próprio Roland Barthes, nossa hipótese aponta para escrita dessas duas obras como uma postura de resistência e uma tentativa de reterritorialização através da escritura.
Resumen : Death occupies a crucial place in human life. Its perspective is historic and varies according to time, culture and region where the society is established and other aspects. From the prism of the event, proposed by Michel Foucault, death is entwined with basic characteristics of civilization, such as religion, sexuality and morality. Although contemporary death is reported and exposed in the media, when it comes to personal experience, it appears on the margins of the daily practices of ordinary people, as well as the rituals that involve it. From this approach, this thesis analyzes the experience of mourning in Roland Barthes, using Camera Lucida: Reflections on Photography and Mourning Diary as the main corpus. Making use of the concepts developed by Gilles Deleuze and Félix Guattari on power, territory, deterritorialization and reterritorialization; and the concepts related to writing, according to Jacques Derrida and Roland Barthes himself, our hypothesis points to the production of these two works as a posture of resistance and an attempt at reterritorialization through writing.
Palabras clave : Morte
Luto
Reterritorialização
Escritura
Death
Mourning
Reterritorialization
Writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/734
Fecha de publicación : 20-nov-2014
Aparece en las colecciones: Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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