Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7302
Type: Artigo de Periódico
Title: O sentido da relação trabalho e saúde para os assistentes em administração de uma universidade pública federal no Estado de Minas Gerais
Other Titles: The meaning of the relationship between work and health for administrative assistants in a public institution of higher education in the state of Minas Gerais
Author: Faria, Renata Mercês Oliveira de
Leite, Isabel Cristina Gonçalves
Silva, Girlene Alves da
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o sentido da relação trabalho e saúde para os assistentes em administração de uma instituição pública de ensino superior no Estado de Minas Gerais. O trabalhador do setor público é considerado privilegiado por ter emprego estável, como se também não estivesse submetido a condições de trabalho que levam ao sofrimento e adoecimento. Para aproximação desse universo, na presente pesquisa de cunho qualitativo, adotou-se a técnica de grupo focal, e as informações coletadas foram interpretadas à luz da análise de conteúdo. Como resultados, destacamos a importância das relações interpessoais, da transparência e participação na gestão e do reconhecimento através da valorização dos esforços dos trabalhadores para resolver os problemas. O engajamento no trabalho foi outra característica marcante e distancia-se da visão difundida socialmente do servidor público. A limitação do poder de ação no desenvolvimento das atividades e a falta de comunicação entre os setores prejudicam os processos de trabalho, já que não se conclui o serviço da maneira desejada. Tais elementos devem tornar-se foco no processo de vigilância da relação trabalho e saúde, como estratégicos na organização social dos ambientes de trabalho no sentido de ampliação da saúde institucional e da qualidade dos serviços prestados.
Abstract: This study aimed to analyze the meaning of the relationship between work and health for administrative assistants in a public institution of higher education in the state of Minas Gerais, Brazil. It is considered a privilege for the worker in the public sector to have steady employment and protection from working conditions that lead to suffering and illness. To study this particular situation, focus groups were adopted for a qualitative exploration, and the information gathered was assessed by content analysis. As outcomes, we highlight the importance of interpersonal relationships, transparency and participation in project management, and the appreciation of workers' efforts to solve problems. A high level of engagement at work was a striking feature that differs markedly from society’s widely held view of public servants. Workers felt that their ability to participate in project development was limited and that communication between administrative sectors was lacking to such an extent that they are unable to do their work properly. Such elements should become the focus of oversight in the relationship between work and health, considered strategic in the social organization of work environments in the sense of improving institutional health and the quality of services provided.
Keywords: Saúde do trabalhador
Setor público
Condições de trabalho
Occupational health
Public sector
Working conditions
CNPq: -
Language: por
Country: Brasil
Publisher: -
Institution Initials: -
Citation: FARIA, Renata Mercês Oliveira de; LEITE, Isabel Cristina Gonçalves; SILVA, Girlene Alves da. O sentido da relação trabalho e saúde para os assistentes em administração de uma universidade pública federal no Estado de Minas Gerais. Physis, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 541-559, jul. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300541&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 ago. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300009.
Access Type: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300009
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7302
Issue Date: Jul-2017
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.