Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7301
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O papel do psicólogo escolar.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Periódico
Title: O papel do psicólogo escolar: concepções de professores e gestores
Other Titles: El papel del psicólogo escolar: concepciones de profesores y gestores
Author: Silva, Nara Liana Pereira
Andrade, Jaqueline Ferreira Condé de Melo
Crolman, Sarah Rezende
Mejía, Cristina Fuentes
Resumo: Historicamente, a atuação do psicólogo no contexto escolar tem sido mais caracterizada pelo modelo clínico do que por modelos mais sistêmicos e institucionais. O presente estudo objetivou descrever as concepções de professores e gestores sobre o papel do psicólogo escolar. Participaram desta investigação 38 membros da equipe administrativo-pedagógica e professores de uma escola particular, os quais foram entrevistados na própria escola, tendo sido construídas categorias de análise. Os resultados mostram que gestores e professores concebem o psicólogo escolar como um ‘especialista’, mas também como um profissional ‘auxiliar’. Além disso, houve relatos de desconhecimento das funções do psicólogo. Segundo os participantes, o psicólogo deve atuar primordialmente junto aos alunos. Concepções similares foram encontradas em outros estudos, apesar de se reconhecer a existência de críticas a essa modelo. Destaca-se a importância de intervenções com o foco na prevenção e promoção do desenvolvimento.
Abstract: Historically, the performance of the psychologist in the school context has been characterized by the clinical model rather than by more systemic and institutional models. The present study aimed to describe the teachers' and managers' conceptions about the role of the school psychologist. Thirty-eight members of the administrative-pedagogical team and teachers of a private school participated in this research, which were interviewed in the school itself, and categories of analysis were constructed. The results show that managers and teachers think the school psychologist as a 'specialist', but also as an 'auxiliary' professional. In addition, there were reports of ignorance of the functions of the psychologist. According to the participants, the psychologist should act primarily with the students. Similar concepts were found in other studies, despite the acknowledgment of criticisms of this model. It is important to emphasize the importance of interventions with a focus on prevention and promotion of development.
Keywords: Psicólogo escolar
Educação
Psicologia escolar
School psychologist
Education
School psychology
CNPq: -
Language: por
Country: Brasil
Publisher: -
Institution Initials: -
Citation: PEREIRA-SILVA, Nara Liana et al . O papel do psicólogo escolar: Concepções de professores e gestores. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 21, n. 3, p. 407-415, dez. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300407&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311165.
Access Type: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311165
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7301
Issue Date: Sep-2017
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.