Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7246
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As intelectuais Gabriela Mistral e Cecília Meireles nas bibliotecas infantis.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As intelectuais Gabriela Mistral e Cecília Meireles nas bibliotecas infantis: traços da modernidade educacional no México e no Brasil
Título(s) alternativo(s): The intellectuals Gabriela Mistral and Cecilia Meireles in childern’ libraries: traits of educational modernity in Mexico and Brazil
Autor(es): Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Resumo: Este texto discute projetos de formação do leitor com os quais as intelectuais Gabriela Mistral e Cecília Meireles se envolveram durante as reformas educacionais do México e do Brasil, respectivamente. Comparamos a trajetória de ambas as intelectuais no tempo histórico da modernidade educacional, por meio da análise das ações que fundamentaram a implementação de bibliotecas, em especial as destinadas à leitura pública das crianças. Atuaram na formulação de uma concepção de literatura infantil, defendendo a ideia de que escrever para criança exigia estudos detalhados sobre o gosto literário infantil, aliado à sensibilidade, deixando à geração que as sucedeu a possibilidade de dar continuidade ao que propuseram àquele tempo: formar a criança leitora.
Abstract: The following paper debates projects of reader formation developed by the intellectuals Gabriela Mistral and Cecília Meireles during the educational reforms in México and Brazil, respectively. We analyzed both trajectories in the historical time of educational modernity, through the review of the actions that substantiated the implementation of libraries, in particular, the ones aimed at children’s public reading. Acted on the formulation of a conception of childhood literature, defending the idea that writing to children demanded detailed studies about their literary liking, associate to sensibility, construing as legacy to the generation who succeeded the possibility to carry on what they proposed at that time: to form a child reader.
Palavras-chave: Cecília Meireles
Gabriela Mistral
Bibliotecas infantis
Formação do leitor
Cecília Meireles
Gabriela Mistral
Library for children
Reader formation
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Citação: FERREIRA, ROSÂNGELA VEIGA JÚLIO; MICARELLO, HILDA APARECIDA LINHARES DA SILVA. As intelectuais Gabriela Mistral e Cecília Meireles nas bibliotecas infantis: traços da modernidade educacional no México e no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 22, n. 71, e227178, 2017 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400233&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 ago. 2018. Epub 07-Dez-2017. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017227178.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017227178
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7246
Data do documento: Dez-2017
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.