Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7163
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jomairapereiramonte.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Sistema de Avaliação Educacional de Teresina: apropriação e utilização dos resultados para a orientação de intervenções pedagógicas
Author: Monte, Jomaira Pereira
First Advisor: Amorin, Cassiano Caon
Referee Member: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão proposto estabelece uma discussão acerca da apropriação e uso dos resultados, produzidos pelo Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE) por parte dos gestores escolares da rede pública municpal de ensino. Os objetivos estabelecidos para este estudo foram: descrever o processo de implantação e implementação do sistema próprio de avaliação educacional em larga escala de Teresina, SAETHE, desde a sua concepção (2014), até o ano de 2016; e analisar diferentes aspectos, relacionados ao processo de apropriação e uso dos resultados do SAETHE, em uma escola da rede pública municipal de ensino. Assumimos como hipótese que a utilização dos resultados do SAETHE, pela equipe gestora das escolas municipais de Teresina, pode contribuir para o planejamento de ações pedagógicas que venham a melhorar o trabalho realizado por todos na escola e, consequentemente, o desempenho dos estudantes. Para tal, utilizamos como técnica de pesquisa a aplicação de questionários enviados às diretoras e aos professores da escola investigada neste estudo de caso. De modo geral, o estudo realizado permitiu conhecer como a equipe gestora da escola municipal M.P.N, escolhida por apresentar significativa evolução no desempenho dos alunos no período de 2014 a 2016, com elevação da proficiência tanto na Prova Brasil, como no SAETHE, fazem uso dos resultados do SAETHE e, ainda, o que poderá ser realizado no sentido de melhorar a qualidade da educação ofertada aos estudantes das escolas públicas municipais. Assim, as informações obtidas pelos questionários identificaram fatores como: divulgação, finalidade, e proatividade na utilização dos resultados. As discussões foram desenvolvidas, tendo como embasamento teórico Bonamino e Sousa (2012), Horta Neto (2007), Becker (2012), Silva et. al (2013), Hoffman (2014). Tais autores tiveram forte contribuição para a consolidação do caso de gestão, análise e o entendimento das situações observadas ao longo da pesquisa. Constatou-se, por meio das análises, que a prática de apropriação dos resultados do SAETHE requer ações que possam potencializar o uso dos resultados e a aprendizagem dos estudantes. Para tal, foi possível propor um Plano de Ação Educacional (PAE), que se sustenta por ações que orientam desde a formação de diretores, coordenadores pedagógicos e professores, à analise da proposta curricular da rede de ensino a partir dos resultados, de forma a contribuir com o processo de apropriação das informações e resultados fornecidos pelo SAETHE, fazendo uso destes para a melhoria da educação nas escolas de Ensino Fundamental II da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina.
Abstract: The present dissertation was conducted within the scope of the Professional Master’s course in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Public Policies and Evaluation of Education Center at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case proposes a discussion about the actions of appropriation and use of the results, produced by the Educational Evaluation System of Teresina (SAETHE) by the school managers from the municipal teaching network. This study objectives are: describe the implementation process of the educational evaluation system in Teresina (SAETHE) between its establishment and 2016; analyse the different aspects related to the appropriation process of this evaluation results, in a municipal school. We assume as hypothesis that the evaluation results utilization, by the schools management team, might contribute to the actions planning and pedagogical strategies, improving the work inside the school and, therefore, the students development. To this, we use as research method the questionnaires application to directors and professors. Through the study, it was possible to know how the management team of the chosen school uses this exam results. Besides, it was also possible to identify what can be done to improve the education quality of those municipal schools. So, the informations identified factors such as: divulgation; purpose; and proactivity during the results use. The main aim of the research is to propose actions concerning the use of the mentioned System results so that they are adopted in schools by management teams and teachers as a pedagogical tool which contributes to the improvement of students' academic performance. The discussions were developed on the theoretical basis of Bonamino e Sousa (2012), Horta Neto (2007), Becker (2012), Silva et. al (2013), Hoffman (2014) who had a strong contribution to the consolidation of the management case, analysis and understanding of the situations observed throughout the research. It was verified, by the analysis, that the practice of appropriation of the SAETHE results requires some other actions that would enhance the use of the results and improve the students' learning process. To this purpose, an Educational Action Plan has been proposed, which is supported by the actions that guide principals, pedagogical coordinators and teachers from the education and training process to the analysis of the educational system syllabi in the light of the results, capable of contributing to the process of appropriation of the information and results provided by SAETHE, using these data in order to improve the education in the Elementary School II of Public Schools in Teresina.
Keywords: Avaliação externa
Apropriação e uso de resultados
Gestão escolar
External evaluation
Appropriation and use of results
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7163
Issue Date: 29-Jan-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.